Descobrir que tem câncer é sem dúvidas um dos maiores medos de muitas pessoas. É um processo longo e com alguns efeitos colaterais. Entre eles, a perda dos cabelos, por causa da quimioterapia. Para evitar ver as falhas, essa mulher decidiu raspar os fios em momento de acolhimento e oração, junto com sua família.
Não somente a saúde, energia e tranquilidade da pessoa são abalados quando se tem que fazer um tratamento como a quimioterapia. Também a autoestima pode sofrer um pouco, pois além do inchaço e feridas, há a ainda a temida queda de cabelo. Muitas mulheres vão aos poucos cortando os fios, até não dar mais para disfarçar.
Chegando nesse ponto, a melhor opção encontrada é raspar completamente, até o remédio fazer efeito e não ser mais necessário. A partir daí, novos fios vão surgir, sendo a carequinha coisa do passado. Porém, apesar de ser temporário, muitas mulheres acabam sofrendo na hora de eliminar as madeixas.
Pensando nisso, Rebecca Howell decidiu que seria um momento diferente, quando a tristeza, o medo e a vergonha dariam espaço para a fé e o acolhimento. Ela preparou um ensaio fotográfico, em que se uniu com a família para se despedir dos fios e aceitar a doença. Um momento único e marcante, para eles e para quem pôde ver as imagens.
Veja as fotos
Rebecca foi diagnosticada com câncer de mama e, em pleno outubro rosa, sentiu na pele as consequências do tratamento. Sentindo que seu cabelo estava caindo muito e notando as primeiras falhas, ela não quis esperar para ver como ficaria. Já lhe bastavam o enjoo, as feridas constantes na boca e o cansaço que tanto lhe faziam mal.
Ela decidiu então que, acompanhada pela sua família, ela faria um momento especial, de passagem. Deixando para trás os traços da doença e adotando o novo visual, assumindo assim uma postura de vitória perante a mesma. Foram dias de preparação — física e sentimental — reunindo seus filhos e marido.
Eles foram para a praia e documentaram cada passo, sempre captando a emoção do momento. No primeiro clique, Rebecca ainda estava com seu cabelo, um tanto comprido, junto com sua família em círculo. Eles estavam orando, em união, para que não somente aquele momento único fosse abençoado, mas também suas vidas.
Então ela começou a cortar as pontas dos cabelos, com uma tesoura ainda, eliminando o comprimento. Ficou com um visual mais leve e muito bonita, porém não era o suficiente. Foi então que levantou para pegar a máquina de raspar o cabelo. Ao se levantar, dava para ver a quantidade de cabelo que já tinha sido tirada.
Ela sentou-se novamente, mas não teve coragem de começar o processo. Com paciência, carinho e delicadeza, seu marido — que já havia raspado o próprio cabelo — começou a eliminar os fios. Aos poucos, os cabelos iam caindo, em meio a lágrimas presas e muita oração. Aquele momento emocionante, no qual a família se torna ainda mais unida.
Sua filha foi até ela e segurou em sua mão, para dar apoio. Claro que a juventude, com seu ar leve e descontraído, aproveitou para brincar com o moicano que a mãe estava. Entre lágrimas, elas riram e esse foi um clique muito especial. Logo, todo o cabelo já tinha sido retirado, deixando Rebecca com um novo olhar.
E foi quando ela se viu, pela primeira vez, sem os cabelos. Eles levaram um pequeno espelho para a praia e ela pôde se ver sem os cabelos. A primeira reação foi de questionamento, mas depois, ela tirou lindas fotos com a família e sozinha. Com uma postura poderosa e vencedora, ela encerra o ensaio fotográfico, pronta para encarar qualquer tratamento.
Crédito das imagens: Jeannie Capellan