Água é fundamental para a manutenção da vida, seja para beber, cozinhar, limpar a casa e o corpo e muito mais. Porém tem muita gente que, infelizmente, não tem acesso a ela ou o tem em quantidade limitada. Uma solução para isso é o acesso a poço artesiano, que disponibiliza a água presente no lençol freático. O problema é que cavar um poço tem certo custo e muitos não podem arcar com ele. Essa mãe de família conseguiu contornar o problema.
Moradora de São Félix do Xingu, no Pará, Joana tem 2 filhos e cuida do seu marido, que sofreu um AVC recentemente. Eles moram numa casinha de madeira, com o banheiro no quintal. Em sua comunidade, há apenas 1 poço artesiano que serve cerca de 300 famílias. Consequentemente, há dias em que eles ficam sem água para nada.
@joanabrito18♬ som original – joanadesouza04
Cansada de lidar com esse problema, ela decidiu que tentaria encontrar água em seu quintal. Pegou a picareta, a enxada e começou a cavar, sozinha. Seus filhos ainda são pequenos e seu marido tem a metade do corpo sem movimento por causa do AVC. Foi uma semana de sofrimento, com muitos calos nas mãos e dores no corpo, mas valeu a pena! Olha a alegria dela ao encontrar água.
@joanabrito18♬ som original – joanadesouza04
Ela não conta com nenhum benefício para criar os filhos e cuidar do marido, lutando para sobreviver. Seu sonho é ter um banheirinho dentro de casa, uma coisa tão comum para muita gente. Porém, a solidariedade do brasileiro é inigualável e já começaram a vaquinha para poder ajudar essa batalhadora. Se quiser ajudar, é só dar uma olhada na página do VOOA.