A pandemia do coronavírus está revelando muito mais sobre o comportamento das pessoas com relação ao próximo. Enquanto alguns estão doando comida para ajudar os necessitados, mesmo sendo desconhecidos, outros abandonam os próprios familiares na rua por medo de se contagiarem.
Foi isso que aconteceu com uma mulher de 35 anos, na Bolívia, no dia 11 de abril. De acordo com as informações do Jornal El Deber, quando a mulher começou a apresentar sintomas de covid-19, o próprio marido a colocou para fora de casa. Ele a deixou na calçada, sentada em uma poltrona, coberta com um lençol e usando máscara, para evitar ser contagiado.
A imagem divulgada pelo jornal boliviano viralizaram e causaram muita revolta. Após a divulgação, um médico foi até o local para examiná-la. De fato, ela estava com dificuldade para respirar, sentia dores no corpo e havia tido febre no dia anterior.
Depois do atendimento, que ocorreu ali mesmo, na calçada, o médico e um representantes dos direitos humanos entraram em contato com as autoridades locais de saúde e a mulher foi levada a um hospital.
Mais tarde, depois de uma nova análise, a mulher foi diagnosticada com amigdalite e foi enviada de volta para casa.
O responsável pela rede de saúde na região, Juan Saavedra, comentou sobre a possibilidade de o estado entrar com uma ação criminal contra o marido por não tê-la ajudado e, pior, tê-la abandonado à própria sorte, ainda que tivessem recursos limitados.