Que a criançada às vezes dá trabalho para comer, você já está careca de saber. Além de alimentos industrializados, acabam ingerindo mais calorias vazias do que deveriam. Mas até mesmo o suco, que é considerado uma melhor escolha, pode não ser assim tão interessante, quando em excesso. Veja o que diz o estudo.
Suco em excesso faz mal
Um estudo interessante foi publicado no US National Library of Medicine, realizado com base na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição de 2007-2008 a 2015-2016, feita nos Estados Unidos. Ele analisou a alimentação de crianças e adolescentes, entre 2 e 18 anos, a fim de entender como estava a nutrição desse grupo.
De acordo com os pesquisadores, “o consumo de calorias vazias, a soma de energia do açúcar adicionado e da gordura sólida, excede as recomendações“, fazendo muito mal para a saúde das crianças. Para você ter uma ideia, cerca de 25% do que os pequenos ingerem é de calorias vazias, sendo uma quantidade realmente alta.
Entre os alimentos que mais geram impacto nesse cenário estão as sobremesas de massa e leite (como bolos), leite integral, pizzas, sobremesas lácteas e lanches de fast-food. Além disso, também os sucos adoçados se mostraram um grande problema, principalmente os vendidos já embalados, quase sem vitaminas e com muitas calorias.
E o que fazer?
A praticidade pode falar mais alto sempre, mas é importante pensar um pouco no resultado de oferecer aquilo que é mais fácil. Como você já viu, sucos de caixinha ou até mesmo aqueles que vem em pó são perigosos a curto e longo prazo para os pequenos (e adultos também!).
O ideal é que a criança consuma o suco da fruta mesmo, feito na hora e sem adição de açúcar. Isso, acompanhado de uma alimentação balanceada e, claro, umas gostosuras feitas com carinho pela família, pode representar um ganho em saúde e qualidade de vida. Vale a pena tentar, não é?
Veja também: lanches para crianças — 19 ideias saborosas e especiais