Muita gente, quando pensa em começar uma dieta, começa cortando exatamente o carboidrato. Mas será que ele é realmente o grande vilão da alimentação? Entenda quais são os tipos e se realmente engordam.
Comer vários tipos de carboidrato engorda?
Uma resposta simples e direta: não. Tudo bem se você comer diversos tipos no mesmo prato. O importante é saber dosar a quantidade de cada um e, principalmente, a qualidade. Tudo bem se colocar mais de uma fonte do nutriente na mesma refeição, o importante é não passar da quantidade recomendada diariamente.
Ou seja, pode, sim, comer arroz integral, batata e feijão no mesmo prato, desde que as quantidades não excedam a cota diária. Para saber qual é essa quantidade, o ideal é procurar um nutricionista, pois tudo será calculado de acordo com seu gasto energético, hábitos de vida e outros fatores que influenciem na necessidade diária.
Além disso, outros fatores podem pesar nesse processo de mensuração. Certamente, seu nutricionista irá ponderar fatores como a idade, sua altura, gênero, quantidade de gordura no corpo e outros fatores. A partir daí, fará seu cardápio, sendo que os carboidratos estarão presentes como cerca de 65% das calorias totais.
Dessa forma, ele pode organizar suas refeições principais dividindo em 4 partes similares. Na primeira delas, você terá bons carboidratos, preferencialmente integrais. Na outra, as proteínas, como ovos, carnes ou peixe. Em seguida, é só preencher as outras duas partes com legumes e verduras, deixando seu dia a dia mais saudável.
Qual carboidrato é bom para a saúde?
Mas não é só porque pode que vai comer qualquer porcaria, certo? Deixe de lado os refinados e alimentos brancos. Produtos extremamente processados também não devem passar perto do seu prato. Opte por escolhas mais saudáveis e tão gostosas quanto, como, por exemplo, os alimentos integrais.
Os carboidratos são divididos entre simples e complexos. De forma mais simplista, pode-se dizer que um é mais fácil de quebrar a cadeia e o outro leva mais tempo. Por isso, o simples é consumido muito rapidamente, gerando pico de insulina e dando fome muito antes do integral. Já o integral leva mais tempo para ser digerido, controlando a fome e a glicemia.
Além disso, é normalmente rico em nutrientes essenciais para o funcionamento do seu organismo. Isso sem contar com as tão desejadas fibras, que podem ser encontradas em boa quantidade, em muitos deles. Dessa forma, quando for montar o seu prato, pense em uma forma de deixá-lo mais completo, saboroso e saudável, acrescentando boas fontes de carboidrato.