Todas as fases da vida, desde a primeira infância até a terceira idade, oferecem mudanças físicas e mentais. Se elas serão boas ou ruins, vai depender da maneira que você decidir encará-las.
Prepare-se para estas mudanças com consciência e respeito por si mesmo. Pois ainda que esteja cercado de pessoas, só poderá aproveitar o que elas têm de bom para lhe oferecer, se tiver amor próprio. Veja quais são as principais mudanças que chegam com a terceira idade e dicas de como viver esse momento com alegria e disposição.
Mudanças que ocorrem no corpo na terceira idade
Embora cada pessoa possa escolher como lidar com as mudanças do corpo na terceira idade, não é possível evitá-las, pois fazem parte do processo natural da vida. Veja quais são as principais e prepare-se para buscar as melhores alternativas no intuito de fazê-las terem menor impacto da sua rotina.
Alteração do sono
Dizem que na terceira idade as pessoas voltam a ter vários hábitos de quando eram bebês. As mudanças do sono são um exemplo.
Os bebês costumam tirar cochilos durante o dia e à medida em que o corpo cresce, a necessidade de horas dormindo reduz. Mas ao chegar na terceira idade, como fica mais difícil dormir horas a fio a noite inteira, vem a necessidade de dormir por mais tempo ou mais vezes ao longo do dia.
Respeite seu organismo e adapte-se às suas novas necessidades de sono. Se não conseguir dormir bem à noite, tire cochilos ao longo do dia para se sentir mais disposto. A visita ao médico também é importante para saber se a dificuldade de dormir pode estar relacionada a alguma disfunção do organismo.
Problemas de visão
É totalmente normal que a partir dos 50 anos de idade as funções da visão comecem a sofrer alterações. É um dos sinais que o corpo envia sobre o que está começando a deixar de funcionar com perfeição. Por isso é que a maioria dos idosos usa óculos.
A melhor opção é se prevenir o mais cedo possível contra os problemas que pode evitar, tendo uma boa alimentação e cuidando da saúde dos olhos. Quando perceber qualquer mudança na visão ou nos olhos, procure um oftalmologista para tratar o quanto antes.
Rugas
Nem é preciso ser idoso para ter rugas. A pele é o maior órgão do corpo humano e também o mais exposto às ações do tempo. Então, se quiser reduzir as rugas, precisa começar a cuidar da pele desde cedo.
- Use protetor solar sempre que sair ao Sol;
- Lave o rosto duas ou três vezes ao dia;
- Remova muito bem qualquer produto da pele antes de dormir;
- Consuma alimentos ricos em colágeno;
- Pratique exercícios físicos.
- Inflamações nas articulações
Depois de tantos anos de movimentando repetitivamente, levantando peso e ficando com a postura torta, é normal que as articulações fiquem cansadas. Então, podem surgir tipos de artrite que fazem as juntas doerem e limitam os movimentos.
Porém, também existe como prevenir e tratamentos para aliviar os sintomas. Mais uma vez, os cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos estão no topo da lista do que é importante manter para prevenir essas doenças.
Fragilidade dos ossos
A fraqueza vai acometendo os ossos, bem como a fragilidade, conforme a idade avança. Isso ocorre porque o corpo vai deixando de produzir hormônios e absorver nutrientes para seu perfeito funcionamento.
Mas existem maneiras de reverter o quadro ou tornar o menos nocivo possível, e o médico pode ajudar nessa tarefa. Uma das formas é mantendo exercícios físicos e tomando suplementos de nutrientes como o cálcio, para fortalecer os ossos.
Perda de memória
A partir da idade da menopausa ou andropausa, a memória também pode ficar mais fraca, é normal. A razão é a mesma dos demais efeitos mencionados: a deterioração do organismo. Não se desespere caso comece a esquecer de nomes, lugares e fisionomias.
A recomendação é buscar ajuda médica para fazer tratamentos como reposição hormonal, além de manter a memória exercitada com atividades simples do dia a dia, como ler livros, escrever e contar histórias, jogar xadrez e fazer contas de cabeça.
Dicas para viver as mudanças com positividade
Até mesmo quando você percebe que o seu corpo está perdendo a agilidade, a pele está mudando de textura e a memória já não é a mesma, existe uma mudança maravilhosa acontecendo. Uma mudança natural, bonita e que faz evoluir, se você quiser enxergar por essa perspectiva.
Envelhecer, apesar de ser o jeito mais popular de falar sobre a chegada da terceira idade, não é a melhor palavra para definir esse período de mudanças. Pois envelhecer traz a sensação de ficar para trás, desgastado, e não é o que acontece se você não permitir.
Para tornar-se uma pessoa idosa sem envelhecer é preciso manter a mente ativa, pois o corpo será o reflexo de como você encara a vida. Depois de tantos anos, o que não lhe falta é experiência de como lidar com as situações e as pessoas. Então, ninguém melhor do que você para saber o que deve aproximar ou afastar da sua vida para se sentir mais jovem e feliz.
Para continuar com a mente em pleno funcionamento e fazer com que isso reflita no seu corpo, tome as rédeas da sua vida e busque todas as ferramentas que o vão ajudar a continuar com energia e vitalidade:
Tenha profissionais ao seu lado
Os médicos e terapeutas são importantes aliados para que a sua saúde continue forte. Não porque eles podem receitar remédios, mas porque orientam sobre os melhores alimentos e exercícios que fortalecem seu corpo e sua mente.
Visite seus médicos todos os anos ou a cada seis meses para prevenir possíveis problemas de saúde que estejam em fase inicial.
Se tiver vontade e condições de melhorar aspectos da sua aparência que lhe incomodam, vá em frente. Pergunte aos seus médicos sobre as alternativas mais seguras e faça o que vai lhe deixar mais feliz.
Viva novas experiências
Depois que os filhos saem de casa e você se aposenta, pode parecer que a sua função nesse plano terminou. Mas a verdade é que tem muita vida para viver. Agora que cumpriu com as suas obrigações, é hora de se divertir.
Procure fazer atividades que mantenham sua mente estimulada, aprendendo algo novo, descobrindo e ensinando o que sabe para os mais jovens.
Pratique exercícios físicos todos os dias, escolha aqueles que mais gosta e faça com prazer.
Visite lugares novos, conheça pessoas novas, permita-se ir além do que já viveu. Movimente-se e divirta-se!
Esteja ao lado das pessoas que ama
O amor rejuvenesce. Passe tempo com seus netos, filhos, sobrinhos e amigos. Se por acaso tem um filho ou irmão com quem você não fala há alguns anos, esqueça o rancor. Você não tem nada a perder, só a ganhar. Abra seu coração para o que é bom, e verá o resultado no seu corpo.
Conheça mais sobre os processos naturais do seu corpo
A partir dos 40 anos de idade, o corpo começa a dar sinais de mudanças que vão ocorrer mais intensamente dentro de dez ou vinte anos. É nesse período que ocorrem a menopausa e a andropausa. Conheça as mudanças, os sintomas e o que pode fazer para prevenir antes de chegar à terceira idade.