Menu

Mudanças no corpo da mulher: década a década

Cada fase tem suas mudanças, que podem ser positivas ou negativas, dependendo da forma como você se cuida e se previne

Crédito: Freepik

Publicidade

A passagem do tempo provoca mudanças naturais no corpo. Saber compreendê-las e aceitar que elas vão acontecer é a melhor forma de adaptar seu estilo de vida e seus hábitos para continuar vivendo bem, com saúde, prazer e felicidade. Veja quais são as principais mudanças que acontecem no corpo da mulher a cada década de vida.

Dos 20 aos 30 anos

Parece que o corpo entra em equilíbrio depois de uma adolescência cheia de mudanças. As curvas se estabilizam e dão uma certa acentuada. O apetite sexual aumenta, não só porque a insegurança da adolescência passou, mas porque o corpo está no auge da fertilidade. O corpo tem muita energia e, por isso, é a melhor fase para adotar bons hábitos de saúde, como praticar atividades físicas regularmente.

Dos 30 aos 40 anos

A acne da adolescência pode voltar em certo grau, dependendo de como você cuida da sua alimentação, do seu nível de estresse e da qualidade do seu sono. Nessa fase os cabelos brancos vão se tornando mais aparentes, assim como a flacidez dá os primeiros sinais. Emagrecer já não é tão fácil e rápido, especialmente aquela gordurinha na barriga. Não dê bobeira!

Acne adulta: causas, tratamentos e prevenção

Dos 40 aos 50 anos

Os primeiros sintomas da menopausa aparecem, ainda que mais ou menos intensos em cada mulher. Com isso, muitas mudanças no corpo são motivadas pelas alterações hormonais, e aí os cuidados com alimentação, atividade física, sono e descanso se tornam ainda mais importantes.

Publicidade

Dos 50 aos 60 anos

A mulher entra na menopausa propriamente dita, pois para de menstruar. Os ossos tendem a ficar mais frágeis, a perda de peso é mais difícil e o risco de doenças crônicas é maior. Por isso que é tão importante começar a se cuidar cedo, garantindo que esteja com a saúde em dia nessa fase. A flacidez surge em mais partes do corpo, mas uma rotina de exercícios e alimentação equilibrada ajudam a evitar o máximo possível.

5 Problemas de saúde que podem chegar com a menopausa

A partir dos 60 anos

Muitas mulheres não sentem mais necessidade de se depilarem nessa fase, pois quase não há pelos. Os cabelos grisalhos são maioria, e ficam lindos se estiverem bem cuidados. O corpo estabiliza depois de toda a transformação trazida pela menopausa. Se estiver ativa, fazendo atividades de que gosta, certamente se sentirá livre para usufruir da vida plenamente.

Grisalho estiloso: 19 Fotos que provam que cabelo branco não envelhece

Publicidade
Sair da versão mobile