Crédito: Freepik

4 Mudanças nos cabelos causadas pela pandemia

Se o seu cabelo ficou pior durante a pandemia, tem explicação, tratamento e reversão, dependendo do caso

Publicidade

A pandemia trouxe mudanças significativas na vida de praticamente todo mundo. Infelizmente, muitas mudanças foram para pior, devido às dificuldades de adaptação à nova rotina. Nesse momento, muita gente sofre com um alto nível de estresse e esse é um dos principais motivos para mudanças na saúde do cabelo.

O estresse emocional e a saúde capilar

Você já deve ter ouvido falar que o estresse faz o cabelo cair, e é verdade. Não só o estresse, mas outras alterações na saúde mental, como ansiedade e depressão. Essas alterações modificam a rotina, a alimentação, a atividade física e o sono. Então, isso justifica as mudanças na saúde capilar que você pode estar sofrendo nesse último ano.

Estresse fisiológico e a queda de cabelo

De acordo com a Dra. Ana Carina Junqueira, especialista do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar, o estresse fisiológico também pode levar à queda de cabelo, ou seja, um estresse causado pela presença de alguma doença que está lhe preocupando ou mudando sua rotina alimentar, de sono e o funcionamento do seu organismo.

Mudanças nos cabelos causadas pela pandemia

Tanto no estresse emocional quanto fisiológico, as mudanças no cabelo ocorrem quando sua rotina está defasada, seu corpo não está absorvendo nutrientes como deveria e suas células estão mais oxidadas, predispostas a problemas de saúde.

Publicidade

1. Cabelo caindo em maior quantidade

O que acontece nesses casos de estresse é o chamado eflúvio telógeno, ou seja, quando o cabelo sofre alteração no seu ciclo normal de crescimento, permanência e queda. Ao invés de cumprir seu ciclo de crescimento até o fim, ele interrompe essa etapa e vai direto para a etapa da queda.

Além disso, pessoas que já tem calvície de causa genética pode notar uma queda mais acelerada de cabelo por causa do estresse. Ou seja, a perda de cabelo iria ocorrer de qualquer maneira, mas o estresse faz isso acontecer antes do esperado.

2. Dermatite seborreica

Além do estresse, mudanças no cabelo também podem acontecer em quem mudou a forma de cuidar do cabelo durante a pandemia. Lavar o cabelo menos vezes na semana ou usar muito shampoo seco são motivos que levam a alterações no couro cabeludo e resultam em dermatite seborreica, a popular caspa.

3. Psoríase crônica

Os sintomas da psoríase são mais intensos, como coceira, vermelhidão intensa e até sangramento do couro cabeludo. Essa doença pode ocorrer na pele de outras partes do corpo e o estresse pode ser um gatilho.

Publicidade

4. Fios opacos e quebradiços

Quando o couro cabeludo está danificado com alguma infecção ou inflamação, os fios de cabelo também mudam sua estrutura. Eles deixam de receber os nutrientes e a oxigenação necessária, então ficam mais opacos e quebradiços.

Tem reversão?

Quando a queda de cabelo ocorre pelo eflúvio telógeno, e quando o estresse modifica a saúde do cabelo, tem reversão.

Assim que o motivo do estresse for resolvido, a pessoa vai voltar aos seus hábitos normais de alimentação, atividades e sono, então o ciclo e a saúde do cabelo vão voltando ao normal sem precisar de tratamento.

Publicidade

Só vai ser necessário tratamento médico se o estresse causou alguma doença no couro cabeludo, como uma infecção ou inflamação, ou se ele apenas acelerou a calvície, que é outro problema a ser tratado de forma separada.

PODE GOSTAR TAMBÉM