Menu

Guia completo da mudança de casa sem estresse

Vai se mudar e já está se estressando só em pensar no trabalho que vai ter? Calma, as dicas desse artigo vão ajudar.

Designed by Freepik

Publicidade

Fazer mudança de casa é coisa séria: para alguns é um momento de puro estresse, mas para outros é uma transição tranquila. Tudo vai depender da organização e do planejamento que fizer para antes, durante e depois da mudança.

Afinal de contas, a verdade é que sair de uma casa para outra dá trabalho, mas com algumas dicas você vence cada etapa e evita ao máximo os imprevistos. Confira!

Planejamento antes da mudança de casa

A primeira coisa que você precisa fazer assim que decide fazer uma mudança de casa é uma lista. Sim, as listas são as melhores amigas da memória, evitando que você fique com a cabeça cheia e entre em parafuso mesmo antes de começar o processo.

Nessa lista você vai anotar tudo o que precisa ser feito antes de começar a embalar os seus pertences. O ideal é fazê-la com 30 dias de antecedência ao dia da mudança e ir realizando cada tarefa no decorrer desse tempo.

Publicidade

14 Dicas de mudança

1. Orçar e contratar caminhão de frete;

2. Definir a quantidade do que vai ser transportado para saber quantas caixas vai precisar para guardar os pertences;

3. Comprar ou arrecadar materiais: caixas de papelão resistentes, canetinhas para identificar o que tem em cada caixa, fita adesiva para fechar as caixas, plástico bolha ou jornal para embalar objetos frágeis;

4. Fazer uma limpa e separar as coisas que não precisa mais, desapegando do que será entulho e ficando apenas com as coisas realmente úteis (isso gera economia na mudança e motivação para começar a nova etapa);

5. Embalar o que não será mais usado até o dia da mudança: vá colocando nas caixas os pertences que não são de uso diário para adiantar o serviço e evitar esquecer de alguma coisa em cima da hora;

Publicidade

6. Mudanças de endereço: quando faltar uns 10 dias para a mudança de casa, solicite o desligamento e a transferência da internet/telefone/Tv, assim você já chega no endereço novo com isso funcionando.

Aproveite para atualizar o endereço com as empresas que enviam correspondência, como banco, plano de saúde, outras contas e assinaturas e solicitar a data de ligação da água e energia do endereço novo.

7. Filhos e pets: é comum que o dia da mudança seja atribulado, então para você se concentrar melhor, converse com alguém próximo para cuidar das crianças e dos seus animais de estimação nesse dia. Para eles também é um processo cansativo e estressante.

Publicidade

8. Separe objetos pessoais: quando estiver faltando uma semana para a mudança, separe suas joias, documentos e demais pertences de valor em uma caixa para levar no carro com você até a casa nova.

9. Caixa dos primeiros dias: nessa caixa você vai colocar coisas que vai precisar ter por perto enquanto a casa nova ainda estiver de pernas para o ar: desde alguns pratos e talheres até itens de higiene pessoal e remédios que são de uso diário.

10. Confira o horário da mudança: se você for se mudar para um condomínio, provavelmente terá que fazer a mudança em um horário previamente determinado. Verifique com o síndico como será e avise a empresa do frete. Não respeitar essa regra pode gerar multa para você.

Publicidade

11. Mande sua roupa de cama para lavar: se você não conseguiu lavar seus edredons e roupas de cama com antecedência à mudança, envie tudo para a lavanderia e garanta que vai ter uma cama limpa e confortável para toda a família na primeira noite de casa nova.

12. Confira as caixas: já que as caixas com seus pertences ficarão na mão de outras pessoas, confira se está tudo identificado, se as caixas não estão com excesso de peso e se está tudo bem fechado.

13. Pessoas para ajudar: quando faltar uns 3 dias para a mudança, veja se vai precisar da ajuda de mais pessoas e combine com antecedência com familiares e amigos que possam dar uma mão.

Publicidade

14. Desligue os eletros: um dia antes da mudança desligue sua geladeira e freezer para descongelarem e dar tempo de secar e embalar para a mudança. Desligue também outros aparelhos e coloque os fios, cabos, controles e adaptadores juntos para organizar com mais facilidade depois.

Tarefas para fazer durante a mudança

A maior parte do trabalho já foi feito nos dias que antecederam a mudança de casa. Agora, você vai precisar se concentrar para passar as coordenadas ao pessoal que está ajudando: tarefas para cada pessoa fazer, endereço e horário para o frete, conferência se não ficou nada esquecido na casa.

Acompanhe a equipe do frete e esteja no local junto com eles para garantir a saída e a chegada da mudança com segurança, prevenindo problemas.

Publicidade

Organização depois da mudança de casa feita

Quando tudo estiver dentro da sua casa nova e o pessoal do frete já tiver ido embora, é hora de organizar! Claro que você já vai estar cansado e queria só poder descansar, mas algumas coisas precisam ser feitas de imediato.

Não se preocupe em colocar tudo no lugar no mesmo dia, mas ao menos organize o básico para começar a se sentir em casa, fazendo o possível para aproveitar esse momento com boas energias.

No dia seguinte, acerte com os serviços contratados e contrate outros, caso precise de um profissional para instalar móveis e eletros. Lembre-se também de contratar alguém para limpar e fazer os reparos necessários na casa que ficou vazia.

Publicidade

Melhor dia da semana para se mudar

Se você for se mudar para um condomínio, como falamos anteriormente, existem regras a serem cumpridas no quesito mudança. Então, nem sempre você poderá escolher dia e horário para mudar, pois o condomínio já tem tudo estabelecido.

Mas se não for o caso, escolha um dia como a sexta-feira ou o sábado, em que você não vá trabalhar no dia seguinte, mas que o comércio esteja aberto para você comprar materiais e mantimentos que vai precisar.

Dicas para embalar pertences pessoais

Quando for guardar as roupas, a dica é utilizar as malas de viagem. Assim você aproveita o espaço delas e leva mais coisas dentro do carro, abrindo espaço no caminhão do frete.

Publicidade

Procure colocar em cada caixa os pertences que sejam do mesmo “grupo” ou pessoa, para ficar mais fácil de encontrar tudo depois. Por exemplo: “talheres e copos” ou “roupas da Maria”.

Anote no lado de fora da caixa o que há dentro, assim não precisa abrir uma a uma para encontrar o que você precisa. Anote também se é frágil e precisa ser transportado com cuidado extra.

Outra dica é fazer pequenos cortes nas laterais das caixas para servirem de pegadores, assim fica muito mais fácil de transportar.

Publicidade

Por fim, só feche as caixas quando estiver bem perto do dia da mudança, porque vai acontecer de você precisar de um objeto já encaixotado e aí terá que abrir e fechar a caixa várias vezes.

Dica: Veja como embalar objetos frágeis

Confira no vídeo abaixo dicas de como colocar os objetos frágeis de forma segura dentro das caixas:

Leave a Reply

Sair da versão mobile