A vida é feita de ciclos naturais que têm início, meio e fim. Se serão tranquilos ou conturbados, vai depender da nossa reação frente a eles. Estes ciclos envolvem tudo o que fazemos diariamente, nossas escolhas e como lidamos com os nossos sentimentos dentro dos campos familiar, social e profissional.
Quando percebemos que estamos vivendo uma mudança dentro de algum destes campos podemos ficar com medo do desconhecido, então alguns de nós reage com cautela, mas enfrentando o medo, enquanto outros apenas negam a mudança.
O fato é que a mudança vai acontecer, queiramos ou não. Relacionamentos começam e terminam, empregos também, coisas boas e ruins acontecem o tempo todo. Temos que saber lidar com elas para aproveitar os benefícios do constante aprendizado que a vida nos proporciona.
A melhor forma de encarar uma mudança na vida é nos adaptando ao novo por meio de novos hábitos, mostrando para a vida que estamos prontos para crescer um pouco mais. Quando aceitamos mudar quem somos, sabendo que iremos evoluir, a mudança acontece a nosso favor.
É assim que você reage diante das situações que vive? Se não, veja quais são os 5 perfis de mudança e identifique a qual deles você pertence para começar a trabalhar na sua transformação e ser mais feliz.
Os 5 perfis de mudança
Seja sincero na sua resposta e reflita o que te leva a agir de tal maneira, pensando se isso lhe traz comodidade, satisfação, angústia ou dúvida. Se acredita que pode mudar seu perfil, comece a praticar novos hábitos diariamente. É com a prática que a mudança se efetiva.
1. Mente progressiva
Este é o perfil que evolui mais rapidamente. A pessoa é focada, compreensiva e usa a situação de mudança para planejar o caminho que vai seguir dali por diante.
2. Primeiro os outros
Por mais que este perfil pense estar fazendo a coisa certa, fica adiando sua própria mudança enquanto coloca a vida dos outros em primeiro lugar. Assim, não consegue evoluir para si mesmo.
3. Falso feliz
Este perfil percebe que a mudança está na sua frente, deseja aceitá-la e começa a demonstrar que está feliz com ela, mas não age o suficiente para que a mudança aconteça em seu benefício.
4. Acomodado
O perfil acomodado não necessariamente tem medo da mudança, mas se a sua situação atual está satisfatória ele tende a não se esforçar para mudar.
5. Resistente
O perfil que mais sofre com as mudanças é o resistente, que coloca uma venda nos olhos e diz que nada está acontecendo, mesmo que tenha uma guerra diante de seus olhos.
MOTIVE-SE A ENFRENTAR AS MUDANÇAS DA VIDA
Quando você é resistente, compassivo ou agressivo com as mudanças da vida, deixa de aproveitar grandes oportunidades e viver momentos extraordinários. Encontre a sua motivação para mudar. Assista ao vídeo abaixo: