Muçarela fresca
Imagem: Freepik

Muçarela fresca: tipos, características e fabricação

A muçarela fresca é um queijo macio, suave e perfeito para diversas receitas que levam queijo derretido.

Publicidade

No Brasil, o queijo tipo muçarela é vendido em pedaços quadrados e retangulares ou já fatiado. É um queijo macio, de sabor suave e que derrete fácil, sem falar de seu preço mais acessível. Mas, a muçarela fresca é diferente.

A muçarela fresca é um queijo branco, geralmente vendido em formato de uma bola maior ou bolinhas pequenas. É cremosa, macia e suave, podendo ser usada em diversas receitas.

Para os amantes de queijo, hoje vamos falar sobre os tipos de muçarela fresca, suas características e como esse tipo de queijo é fabricado na indústria.

Veja também: Como fazer queijo coalho caseiro

Tipos de muçarela fresca

O queijo muçarela fresco pode ser feito a partir do leite de vaca, de cabra ou de búfala. Cada tipo oferece características específicas no sabor e na textura, todas deliciosas para quem adora colocar queijo em tudo.

Publicidade

A muçarela fresca com leite de vaca é a mais comum porque é mais acessível. É ligeiramente salgada, suave, macia e cremosa. Como derrete fácil, é uma boa pedida para pratos quentes, como pizza e lasanha, mas vai bem até nos sanduíches.

A muçarela fresca de cabra tem um discreto sabor picante, textura mais macia e um pouco mais quebradiça do que a versão com leite de vaca. Costuma ser usada nos mesmos pratos da versão com leite de vaca.

Por fim, a muçarela fresca de búfala é a mais difícil de encontrar e, por isso, a mais cara. Oferece uma textura macia e mais elástica, muita cremosidade e sabor. É um queijo usado em saladas frescas, como a famosa salada caprese.

Veja também: Fábrica de carne sem sacrifício animal inaugura em 2023

Publicidade

Como é fabricada a muçarela fresca?

Basicamente, o processo de produção da muçarela fresca começa com a ordenha, seja de vacas, cabras ou búfalas.

Depois, esse leite passa pelo processo de pasteurização para matar bactérias nocivas.

Uma cultura inicial de bactérias é adicionada ao leite para ajudar a fermentar a lactose e produzir ácido lático.

Publicidade

O coalho, uma enzima que ajuda a coagular o leite, é adicionado à mistura. Isso faz com que o leite solidifique e forme coalhada.

Passada essa fase, a coalhada é cortada em pequenos pedaços e aquecida a uma temperatura de cerca de 38 a 41 °C. À medida que a temperatura aumenta, a coalhada fica mais macia e maleável.

Por fim, a coalhada é esticada e amassada à mão ou com uma máquina para criar uma textura lisa e elástica. A muçarela é então moldada em bolas ou toras e colocada em água fria para esfriar e endurecer. Depois o produto é embalado e preparado para chegar à sua mesa.

Publicidade

Claro, dependendo do tamanho da fábrica e da produção, o processo pode ter algumas diferenças. Veja, abaixo, um vídeo mostrando um resumo do processo em uma pequena fábrica de muçarela fresca e outros queijos na Itália:

COMO SE FAZ A VERDADEIRA MOZZARELLA - Direto da Itália

PODE GOSTAR TAMBÉM