Se você não vê motivos para tirar o pó da sua casa com frequência, provavelmente não há pessoas com alergia respiratória no seu lar. Se houvesse, o pó acumulado seria um sofrimento para a saúde da pessoa alérgica.
Do que é composto o pó acumulado em casa?
Isso não significa que o pó acumulado seja totalmente inofensivo para quem não tem alergia. Isso porque, o pó que se acumula na sua casa, é composto por uma mistura de:
- Poeira e poluição que vêm da rua;
- Sujeiras minúsculas dos sapatos que vêm da rua;
- Células mortas do seu corpo e do corpo dos seus animais de estimação;
- Restos de fibras dos tapetes;
- Ácaros e suas fezes;
- Pólen das flores que voa para dentro de casa;
- Fragmentos de metais pesados;
- Pelos e dejetos de insetos e pequenos animais.
Motivos para não deixar acumular poeira em casa
Então, aquele pó que você enxerga parece muito mais inofensivo do que realmente é. Se você tivesse uma visão microscópica e pudesse ver o que realmente existe no pó, certamente o limparia com mais frequência para evitar os seguintes problemas:
1. Aumento das crises alérgicas
Em pessoas que têm alergias ou doenças respiratórias diagnosticadas ou que ainda não foram diagnosticadas, mas têm predisposição, o pó acumulado vai causar crises alérgicas porque entra pelo nariz e irrita as mucosas nasais. As doenças que causam as crises são rinite alérgica, sinusite, asma e bronquite.
2. Leptospirose
Se por acaso existe uma infestação de ratos perto da sua casa, pode haver resíduos de pelos e dejetos de ratos na poeira da sua casa, pois chegam pelo ar que entra pelas janelas e por debaixo da porta. Ao entrar em contato direto com essa poeira, há o risco de desenvolver a doença.
3. Pneumoconiose
Essa é uma doença pulmonar crônica que pode ser transmitida pela inalação de poeira contendo amianto, sílica e talco. Se você tem coisas com esses componentes em casa, tome cuidado e mantenha sempre a limpeza, pois não tem como enxergar esses resíduos pelo chão ou sobre os móveis e tecidos.
4. Histoplasmose
Se existem aves, inclusive pombos, por perto da sua casa, e estiverem contaminadas com fungos, os resíduos de penas e dejetos dessas aves podem compor a poeira da sua casa e transmitir a histoplasmose.
5. Câncer de pulmão
A poeira que se acumula na sua casa pode ser um fator de risco para o câncer de pulmão quando está contaminada com partículas de amianto que pode vir para sua casa se você mora perto ou trabalha em mineração, moagem e ensacamento de amianto, fabricação de produtos de cimento-amianto, fabricação de materiais de fricção e vedação, instalação e manutenção de vedações térmicas industriais, fabricação de têxteis com amianto.