Não é à toa que irlandeses e escoceses adotaram a aveia como item indispensável em suas refeições matinais. Ela é uma das melhores fontes de energia que existem.
Ela é tão cheia de benefícios para o nosso organismo, que apenas meia xícara de farinha de aveia contém 12 gramas de proteína, e toda a quantidade recomendada para o consumo diário de manganês.
A aveia ainda é rica em oito aminoácidos essenciais para o nosso organismo, o que permite a formação de novos tecidos no corpo.
O consumo de aveia por diabéticos é quase obrigatório, uma vez que ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Sem contar que ela melhora a digestão do amido e é capaz de manter a glicemia estável, sobretudo depois das refeições.
Ela também é um ótimo antioxidante, graças a grande quantidade de aminoácidos, a produção de lecitina no fígado é estimulada, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo. Além disso, ela é capaz de limpar as paredes das artérias, evitando a criação de problemas cardiovasculares.
10 benefícios de se consumir aveia diariamente:
- Ajuda na perda de peso;
- Influencia no ganho de massa muscular;
- Protege contra a asma;
- Diminui o colesterol;
- Ajuda a prevenir a insuficiência cardíaca;
- Melhora a saúde cardiovascular em mulheres na pós-menopausa;
- Melhora a imunidade;
- Protege a saúde da pele;
- Previne o diabetes;
- Reduz risco de câncer de cólon e de mama.
Tipos de aveia
A aveia é um alimento multiuso e pode ser empregada no preparo de receitas como massas, pães, cookies, recheios, panquecas, bolachas e uma infinidade de pratos. A forma preferida de muitas pessoas de consumi-la pela manhã é como mingau, mas nada descarta seu uso no preparo de sucos, com leite, com frutas ou na tradicional combinação de aveia, banana e mel.
Veja os tipos de aveia e acrescente um deles ao seu café da manhã, mas nada impede que você experimente todos.
Flocos:
É a forma mais comumente vendida e é feito com grãos inteiros e prensados da aveia, por isso, eles conseguem conservar todos os nutrientes e fibras originais. Entretanto, essa é a forma que apresenta menos versatilidade no preparo de algumas receitas.
Farelo:
É obtido a partir da casca da aveia e possui uma alta concentração de fibras e é bem mais fácil preparar receitas com ele.
Farinha:
É obtida da parte mais interna do grão e por isso contém menos fibras do que a versão em flocos e farelo, mas continua sendo também uma boa fonte de fibras e pode ser usada em quase todas as receitas.
Atenção: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico.