Menu

5 Motivos de conflito entre sogra e nora

A sogra e a nora precisam entender que não estão em uma disputa, mas sim, na mesma família em busca de uma convivência pacífica

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando sogra e nora não se gostam, qualquer coisinha é motivo para começar uma briga. Mas existem as razões principais para os conflitos constantes, tanto da perspectiva da sogra quanto da nora, e você vai saber agora quais são. Se você se identificar, veja o que pode fazer para tentar melhorar seu relacionamento com sua sogra ou nora e trazer mais paz para o convívio familiar.

1. Serem muito parecidas

Quando dizem que os opostos se atraem, é verdade. Já pessoas que são muito parecidas, principalmente se tiverem uma personalidade dominante, uma vai querer mostrar seu “poder” sobre a outra, sobre o filho/marido e sobre as crianças.

Então, a nora deve ter em mente que, se ela é muito parecida com a sogra, é porque seu marido a escolheu justamente por lembrar um pouco a personalidade da mãe.

É preciso usar esses atributos em comum para unir forças. Nora e sogra devem concordar mais e discordar menos, até porque têm gostos e prioridades em comum. Conversem e busquem valorizar os pontos fortes de cada uma para o bem de todos.

Publicidade

2. Ciúmes

Muitas sogras veem seus filhos como seu maior tesouro. Quando aparece uma nora, a sogra se sente ameaçada e começa a atacar. Mas, a nora precisa deixar claro que não chegou na vida da família para criar competição ou conflito. Cada uma tem seu papel, ambos essenciais para a felicidade do homem que elas amam em comum.

3. Culturas diferentes

Pessoas que levam um estilo de vida tradicional costumam valorizar seus hábitos culturais e considerá-los melhores do que os dos outros. Então, quando uma sogra conhece a nora que veio de uma cultura diferente, é grande o risco de começarem as alfinetadas por conta dessas diferenças.

4. Sogra dominadora

Quando a sogra pensa que tudo que a nora faz é do jeito errado, e fica tentando “ensinar” o jeito certo, com uma postura de dominadora, não funciona. A sogra precisa entender que o filho dela escolheu uma mulher para formar a própria família e, agora, as coisas vão funcionar do jeito deles. A “ajuda” será bem-vinda quando for solicitada, e deve ser assim, por mais difícil que seja ver sua nora cuidar da família de um jeito diferente.

5. Usar as crianças para criar conflito

As crianças não têm nada a ver com a disputa que existe entre sogras e noras. Mas, nem por isso ficam de fora. Em muitos casos, as crianças são usadas para levar mentiras de uma casa para a outra, fazer ciúmes e causar problemas ainda maiores. Elas sofrem, mesmo sem saber o que está acontecendo, e o conflito entre sogra e nora só aumenta.

Publicidade

Veja também: Dicas para melhorar a relação entre sogra e nora

Sair da versão mobile