Menu

Morar sozinho: como se planejar para dar esse passo?

Crédito: Freepik

Publicidade

Como é bom ser independente, ter o próprio espaço e amadurecer com as novas experiências que vão surgir. Claro, serão experiências incríveis e outras que você vai desejar voltar para a saia da mamãe ou da vovó. Mas, todas servem de aprendizado e é assim que a gente cresce. Morar sozinho é ainda melhor quando você se planeja para dar esse importante passo na vida.

Você vai precisar se bancar

Para muitas pessoas, esse é o maior obstáculo para realizar o desejo de morar sozinho. Então, primeiro é necessário ter uma fonte de renda.

Depois, ir economizando esse dinheiro até juntar uma reserva financeira, que deve ser o bastante para você se manter com todas as contas pagas por, pelo menos, seis meses.

É importante ter essa reserva quando for morar sozinho, pois não vai demorar para você aprender que a vida é cheia de imprevistos.

Publicidade

Você pode ser demitido do seu emprego por justa causa e ficar sem seguro, pode precisar parar de trabalhar e não ter carteira assinada, pode ser roubado, ter uma despesa alta e inesperada, enfim. Acredite, os imprevistos acontecem!

E quando um deles surgir, você terá dinheiro guardado para não se preocupar com isso enquanto busca uma solução, sem estresse nem muita pressa.

Além disso, aumentar um pouco mais o valor da sua reserva financeira é bom pra você ter dinheiro caso precise pagar aluguel adiantado (caução) e para comprar a mobília ou dar uma melhorada no apartamento ou casa que for alugar. Sai mais barato pagar à vista!

Aproveite e veja: Facilitar o dia a dia e economizar tempo e dinheiro pode ser simples!

Publicidade

Pesquise imóveis levando alguns pontos em consideração

Tendo sua reserva em mãos (ou não), é hora de começar a procurar imóveis. Primeiro, pense na localização. Se possível, de modo que facilite sua vida, evitando ter que ficar horas no trânsito ou que seja em uma área que atenda seus gostos, como morar perto do mar.

Determine a cidade e a região em que pretende morar, e comece a pesquisar imóveis no local. Esse é o tipo de pesquisa que pode levar alguns dias até surgirem os imóveis mais interessantes.

O preço dos imóveis é uma questão paralela à localização, pois o valor deve ser o suficiente para sobrar para suas outras contas fixas, como água, energia elétrica, pacote de internet, alguma parcela, além de supermercado, transporte e farmácia.

Publicidade

Faça as contas, e melhor ainda se sobrar um pouco para aumentar a sua reserva ou poupança, ou para você usar com coisas não essenciais, como um passeio ou comprar alguma coisa nova.

O que devo saber antes de comprar um imóvel?

Aprenda a cuidar da sua casa

Caso você não tenha aprendido muitas tarefas domésticas ainda, é hora de aprender para poder se virar em casa. Aprenda a fazer alguns pratos para seus almoços e jantares, pois comer comida pronta do supermercado logo vai afetar sua saúde, e isso significa mais gastos extras.

Aprenda a limpar a casa e a fazer pequenos reparos, como trocar lâmpadas, fechaduras, fazer consertos simples de móveis, estancar um vazamento, enfim. Tem coisas que você só vai aprender na hora da necessidade e, hoje em dia, a internet tem tutoriais de quase tudo.

Publicidade

Lembre-se dos imprevistos e enfrente-os

Por fim, um preparo emocional. Mais uma vez, os imprevistos. Quanto mais você assume responsabilidades na sua vida, mais percebe como os imprevistos acontecem. Mas, eles não inutilizam o planejamento das coisas, pois quando você está preparado, o impacto dos imprevistos é menor.

Apenas tenha em mente que, mesmo se preparando por mais de meio ano para ir morar sozinho, muita coisa vai acontecer diferente do que você planejou ou espera que aconteça. Não desista quando esses momentos surgirem, pois essa é a parte mais memorável da história mais importante que você está construindo: a sua.

Veja também: 9 coisas que você sempre quis que tivessem te avisado antes de ir morar sozinho

Publicidade
Sair da versão mobile