Menu

Morar junto: quando é a hora de juntar as escovas de dente?

Essa é uma decisão que precisa ser refletida em conjunto e individualmente, analisando alguns pontos importantes da relação

Crédito: Freepik

Publicidade

Antigamente os casais de namorados passavam algum tempo saindo juntos e se visitando na casa dos pais, depois casavam e aí sim iam morar junto. Hoje em dia, mesmo querendo fazer a cerimônia de casamento, é bem comum ir morar junto antes de casar, e os motivos são vários. A questão é: quando é o momento certo de juntar as escovas de dente e não se arrepender logo nos primeiros meses?

Para morar junto, ter afinidade é essencial

Claro que a afinidade é necessária, afinal, é por isso que se mantém um namoro. Mesmo sendo duas pessoas com personalidades bem diferentes, é essencial que exista afinidade em aspectos que vão influenciar na boa convivência dentro de casa.

Isso se consegue com o tempo de namoro, pois, quando se passam alguns anos de um namoro saudável e feliz, é normal que o casal fique mais parecido, com gostos e vontades semelhantes.

O relacionamento é sólido

Morar junto nunca deve ser uma decisão para tentar salvar o namoro. Conviver na mesma casa exige muita adaptação, paciência, resiliência e empatia, coisas que apenas um relacionamento sólido pode oferecer. Para decidir morar na mesma casa, o casal deve estar bem, não só de vez em quando, mas sempre.

Publicidade

Um já conhece a intimidade do outro

Uma coisa é você ver a pessoa amada nos momentos em que ela está de bom humor, arrumada, com os dentes escovados e saudável.

Outra coisa é ver essa mesma pessoa nos momentos mais íntimos, menos encantadores e saber lidar com os dias de estresse e de doença, em que um vai precisar cuidar do outro.

Se vocês já estão chegando nesse nível, e continuam à vontade e felizes, é um sinal verde para morar junto.

Senha do celular: casal deve ter acesso à senha um do outro?

Publicidade

Vocês já passam a maior parte do tempo juntos

Este é o motivo mais natural de todos para morar junto: vocês praticamente já moram juntos, só não é oficial e não tem divisão de despesas. Ou seja, vocês já têm intimidade o bastante, já convivem bem nos momentos de alegria e de tristeza, então só precisam acertar os detalhes do que vai mudar com a mudança oficial.

Ter objetivos e sonhos em comum

Um relacionamento de sucesso tem apoio. Mesmo que cada um tenha objetivos de vida distintos, um pode ajudar e incentivar o outro a chegar onde quer.

Isso é essencial para quem quer morar junto, pois estando debaixo do mesmo teto, vocês conversam sobre seus pensamentos, angústias, alegrias, dúvidas, têm ideias juntos, mudam de ideia juntos, enfim.

Publicidade

Morar junto serve para compartilhar, não para dividir. Se já é assim na sua relação morando cada um em uma casa diferente, as chances de dar certo morando juntos é grande.

Veja também: 7 coisas que todo casal precisa fazer ao menos uma vez na vida

Sair da versão mobile