A moqueca é um prato típico brasileiro. Esse prato possui muitas variações conforme a região na qual é produzido, mas as mais famosas são a moqueca baiana e a moqueca capixaba. Se você quer aprender a preparar a típica moqueca capixaba, veja a seguir uma receita ótima para você tentar em casa com algumas sugestões de acompanhamento.
História do prato
A moqueca é um prato com diferentes influências. Há quem diga que tem origem indígena, embora tenha sido a cultura africana na Bahia a responsável por criar a receita que é hoje adorada em todo o país. No Espírito Santo foram os portugueses que influenciaram a moqueca, utilizando temperos como o colorífico de urucum.
A moqueca geralmente é preparada em uma panela grande feita à base de argila. Nesta panela, o calor é conservado por mais tempo, fazendo com que o caldo da moqueca fique com uma textura próxima do ideal. Caso você não tenha uma panela dessa em casa, pode utilizar um de cerâmica, pois essa também ajuda a manter o caldo fumegante como deve ser.
Receita de moqueca capixaba
Os peixes mais utilizados no preparo da moqueca capixaba são os mesmos da moqueca baiana: robalo, badejo, dourado e o cação. Veja a seguir quais são os outros ingredientes e como transformá-los na moqueca.
Ingredientes
- Peixe da sua escolha: 1 kg;
- Tomate em cubos: 4 unidades;
- Cebola em cubos: 1 unidade;
- Alho picado: 1 dente;
- Coentro picado: 1 maço;
- Suco de limão: 1 unidade ;
- Azeite de oliva: 1 xícara;
- Colorífico de urucum: a gosto;
- Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
1. Tempere o peixe com sal, pimenta e suco de limão. Reserve por 30 minutos.
2. Em uma panela grande, adicione meia xícara de azeite, o alho picado, meia cebola picada, e metade da quantidade de tomates. Faça uma camada ao fundo da panela com esses ingredientes.
3. Acrescente então em forma de camada, o peixe temperado.
4. Adicione outra camada dos temperos anteriores, por cima da camada de peixe, e leve ao fogo alto por 20 minutos.
5. Após esse tempo, finalize com o colorífico diluído em um pouco de azeite, despejando a mistura no topo da moqueca.
Acompanhamentos
Os acompanhamentos podem ser selecionados de acordo com a sua preferência. Arroz e farofa são os mais comuns, assim como pirão e legumes. O arroz pode receber variações, se quiser. Um arroz com camarão ou um arroz de açafrão são boas pedidas.
Aprenda a fazer uma versão ainda mais tradicional da moqueca capixaba ao assistir o vídeo abaixo: