A culinária baiana é famosa em todo o Brasil e também fora dele. Pratos como acarajé, bobó de camarão, sarapatel e caruru fazem sucesso em qualquer lugar. Mas é a moqueca baiana que mais dá água na boca dentre todas essas receitas. Que tal aprender a fazer essa delícia para surpreender a todos nos almoços de família?
História do prato
A cultura brasileira é muito diversificada devido às diferentes culturas que chegaram ao Brasil durante a colonização. A moqueca brasileira tem grandes variações na sua forma de preparo de acordo com a região. As mais conhecidas são a moqueca baiana e a moqueca capixaba. As duas são deliciosas e cada uma tem uma influência diferente.
A moqueca baiana teve influências dos indígenas, que assavam o peixe envolto em folhas. Posteriormente o azeite de dendê e o leite de coco foram adicionados à receita. Esses ingredientes são típicos da cultura africana, tendo vindo para o Brasil durante o período colonial também.
No Espírito Santo foi criada a moqueca capixaba, que recebeu mais influência indígena e portuguesa. Nessa variação do prato é utilizado o colorífico de urucum como um tempero tradicional.
Em ambos os lugares, a panela mais utilizada é a panela de barro, feita de argila queimada. Nessa panela é possível conservar o calor com grande eficiência, deixando o caldo da moqueca com a textura correta. Na sua casa você pode utilizar uma panela de cerâmica, caso você não tenha uma de barro, ou utilizar uma panela comum, tendo algum cuidado para não queimar a moqueca.
Receita de moqueca baiana de peixe
Os peixes mais utilizados para moqueca são o dourado, o cação, o badejo e o robalo. Mas você pode optar por algum outro de sua preferência também. Confira essa receita deliciosa preparada de maneira bem típica.
Ingredientes
Peixe da sua escolha: 2 quilos;
Tomate em cubos: 3 unidades sem sementes;
Cebola em cubos: 2 unidades;
Coentro picado: 1 maço;
Suco de limão médio: 4 unidades;
Azeite de dendê: 200 ml;
Leite de coco: 500 ml;
Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Em um recipiente, misture a cebola, os tomates e o coentro picado.
- Tempere o peixe com sal e pimenta a gosto.
- Em uma panela grande, faça uma camada com a mistura criada seguida de uma camada de peixe. Repita esse passo até que não sobre mais nem a mistura, nem o peixe.
- Adicione o leite de coco e leve a panela ao fogo alto por aproximadamente 15 minutos.
- Quando o líquido começar a ferver, adicione o azeite de dendê. Após mais 15 minutos adicione o suco de limão e a sua moqueca baiana já estará pronta!
Moqueca de camarão
A versão com camarão é claro que também fica simplesmente deliciosa. Essa é a versão baiana porque leva o azeite de dendê, muito clássico no sabor e não pode faltar. Aliás, é por esse ingrediente que se começa a receita. Depois, tem cebola, alho, caldo da casca de camarão, pimentão, tomate, leite de coco, depois os camarões. Não pode esquecer da pimenta. Veja como fazer:
Moqueca de ovos com batatas
Sim, as variações das receitas de moqueca baiana são muitas. Essa versão, por exemplo, é à base de batatas e ovos e fica divina. Leva também o dendê, leite de coco, tomate, alho, pimentão, cebola, coentro, limão, cominho, sal, água e, claro, uma pimentinha. Acompanhe o preparo:
Moqueca baiana de cação
Como já dito antes, você pode usar vários tipos de peixe para fazer sua moqueca. Mas, se quiser aprender uma específica com cação, que fica deliciosa, veja essa sugestão. Veja bastante peixe, bastante leite de coco e azeite de dendê para ficar com aquele sabor, aroma e visual bem característico do prato. Acompanhe o passo a passo:
Acompanhamentos
A moqueca em si já é suficiente para alimentar, mas você pode optar por acompanhamentos mais tradicionais como o pirão, o arroz e a farofa. Ficam deliciosos! Outro ótimo acompanhamento pode ser o cuscuz de quinoa, para deixar o prato mais nutritivo. Caso você esteja em busca de algo mais simples, pode utilizar como acompanhamento legumes cozidos.