Menu

Monstera adansonii: veja como cultivar e fazer mudas

Essa planta vai trazer um visual tropical maravilhoso para os ambientes

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

A Monstera adansonii é uma planta com lindas folhagens volumosas, cheias de buraquinhos nas suas folhas e que está muito presente nos projetos de paisagismo e nas urban jungle tão famosas hoje em dia. Se você está pensando com começar a cultivar essa planta tão bela para complementar o seu jardim, veja agora as principais dicas de cultivo e como fazer mudas.

Características

A Monstera adansonii é uma planta nativa da América Tropical. Em seu habitat natural se comporta como epífita, subindo pelos troncos das árvores.

Os buracos que existem nas folhas servem para permitir a passagem da luz do sol pelas folhas que estão no topo da árvore para chegar às folhas que estão mais na parte de baixo do tronco da árvore, favorecendo o desenvolvimento de toda a planta.

Replantio

Crédito: Fas Growing Trees

Quando você chegar com a sua Monstera adansonii em casa, a primeira coisa a fazer é replantá-la. Quando a planta está na loja, ela fica em um substrato pobre em nutrientes, por isso é importante trocar.

Publicidade

Remova o tronco de madeira que vem dentro do vaso para segurar a planta, retire a planta do vaso e prepare um novo substrato que seja rico em matéria orgânica. Misture ao substrato uma matéria fibrosa, como fibra de coco ou casca de pinus, para deixá-lo mais leve e com boa drenagem.

Replante a Monstera, depois pode colocar a madeira de novo dentro do vaso ou deixe a planta perto de um local onde ela possa subir, assim como faz nas árvores, e suas folhas irão crescer mais e melhor.

Regas

Por conta da região de onde essa planta é nativa, é importante que você mantenha o solo sempre úmido, reproduzindo o solo da América Tropical. Faça regas quando notar que a parte superior do solo começa a secar. Cuidado para não exagerar na água, ou as raízes podem apodrecer. Regue um pouco, espere até ver a água sair pelo fundo do vaso e já está bom.

Além das regas direto no substrato, todas as manhãs cedinho você pode borrifar água nas folhas, o que também reproduz o habitat natural. Nunca faça isso à noite, pois a planta pode desenvolver fungos. É melhor de manhã, antes do sol ficar mais forte e para dar tempo de secar.

Publicidade

Luminosidade

Crédito: Brighter Blooms

No habitat natural, a Monstera adansonii fica protegida pelas copas das árvores, portanto, é uma planta que gosta de muita claridade, mas sem ficar pegando sol direto sobre ela. Tenha sua planta em um local da casa bem iluminado ou mesmo no seu jardim, entre outras plantas maiores.

Adubação

Mesmo que você tenha usado um substrato com húmus ou esterco curtido, adube a sua planta uma vez ao mês com adubo líquido NPK 10-10-10 para não ter erro e ajudá-la a se desenvolver melhor.

Reprodução

Crédito: Super Botânica

Quando você tiver uma planta bem desenvolvida, pode cortar uma das folhas com alguns centímetros do caule e colocar para enraizar na água. Depois que tiverem raízes é só replantar em um outro vaso, seguindo as mesmas dicas de replantio já mencionadas.

Publicidade

Veja também:

Sair da versão mobile