Uma das primeiras receitas que se aprende fazer na vida é o molho de cachorro-quente, porque é muito fácil. Só precisa cortar as salsichas, depois colocar cebola e alho para dourar, misturar a salsicha, o molho de tomate e temperar. Essa é a versão mais simples de todas, só que o cachorro-quente tem uma infinidade de receitas que varia de acordo com a criatividade de cada um. Se quiser fazer uma versão diferente, veja essas sugestões.
Receitas de molho de cachorro-quente
Do simples ao gourmet, todas as receitas de molho de cachorro-quente são deliciosas. Depois que o molho estiver pronto você pode até fazer um cachorro-quente de forno para surpreender a todos em casa.
1. Molho simples
Para os iniciantes, nada como uma receita simples, com poucos ingredientes e um modo de preparo rápido e prático. Essa receita leva salsichas, cebola, alho, molho de tomate, salsinha, louro, sal e uma pitada de açúcar. Fica pronto em minutos.
2. Opção incrementada
Se você prefere um molho com sabor de mais temperos e com outros ingredientes para acompanhar a salsicha, essa versão é ótima. Leva extrato de tomate, cebola, pimentão, tomate, alcaparra, cogumelo, alho, cebolinha, coentro, salsa, manjericão, pimenta, sal, manteiga e azeite.
3. Com carne moída
Se você tem uma quantidade pequena de carne moída no congelador que não é o suficiente para fazer qualquer prato, use essa carne para colocar no seu cachorro-quente, fica ótimo. Essa receita sugere usar a carne moída, salsichas, cebola, alho, molho de tomate, cheiro-verde, tomates, sal, pimenta e azeite.
4. Com salsicha Viena
As salsichas tipo Viena são consideradas as mais saudáveis entre as salsichas porque são feitas com carne pura ao invés de carne processada. Essa também é uma receita com mais cor e sabor, além de um aroma delicioso que toma conta da cozinha, pois leva cebola, pimentão, salsinha, pimenta vermelha, alho e tomates pelados entre os ingredientes.
5. Vegano sem salsicha
Essa é uma receita bem diferente, mas vale a pena experimentar antes de torcer o nariz. No lugar das salsichas você vai usar cenouras. O segredo está no ponto de cozimento das cenouras para que fiquem bem macias, mas não demais. Também nos temperos para ficar com o sabor do molho tradicional de cachorro-quente.
6. Molho com creme de leite
O molho vermelho é o oficial desse prato, mas nada impede que você coloque creme de leite para ficar mais cremoso. Além de ingrediente que é diferente das outras versões, essa receita também leva catchup, maionese, milho e ervilha para ficar mais colorido.
7. Com bacon
Se você gosta de salsicha é quase certo que também gosta de bacon. Esses dois ingredientes ficam muito bem juntos na mesma receita, em especial de for de cachorro-quente, como essa. A receita é mais simples, usando molhos prontos, bem fast food mesmo. Leva só as salsichas, batatas e margarina para fazer um purê, batata palha, catchup, maionese, mostarda e alho.
8. Com repolho
Usar repolho no molho para cachorro-quente também funciona. Deixa a receita mais consistente e com o sabor do repolho cozido, macio e suave. Você pode incluir o repolho no molho ou refogá-lo separadamente para servir como acompanhamento no pão ao melhor estilo “cachorrão da barraquinha”.
9. Molho de requeijão
Essa é uma variação da receita de molho com creme de leite, só que fica mais consistente e cremoso porque o requeijão é mais espesso. Também tem o diferencial de levar tempero pronto em pó. Os demais ingredientes ficam a gosto, podendo caprichar no alho, cebola, pimentão, cheiro-verde e até colocar um toque de açúcar para quebrar a acidez.
10. Calabresa
No lugar da salsicha, use uma boa linguiça calabresa defumada para deixar o sabor bem diferente. Essa receita também leva molho de tomate, queijo ralado, tomate, cebola, pimentão, sal, pimenta e vinagre.