Muitos insetos e micro-organismos interagem na terra das plantas, afinal, tudo ali está vivo. Mas não significa que sejam todos bons. Enquanto você deve preservar as joaninhas, precisa combater as cochonilhas, os pulgões, formigas e os fungos que causam o mofo na terra.
Se você notou uma camada branca, bem como mofo mesmo, sobre a terra dos seus vasos de plantas, precisa removê-lo e prevenir que volte a acontecer, pois é um sintoma de que a planta pode apodrecer em breve.
Por que a terra fica mofada?
O mofo na terra costuma aparecer com a chegada do inverno e das chuvas. É um sinal de que a terra está muito úmida. Também pode surgir se você estiver dando água demais para suas plantas e se elas não estiverem recebendo sol o suficiente.
Como combater e prevenir o mofo na terra?
Em primeiro lugar, ao identificar o mofo, veja se consegue removê-lo por inteiro usando uma colher. Pode tirar um pouco de terra junto, depois coloque um pouco de substrato novo, se necessário.
Se você notar que o mofo está bem profundo, o melhor a fazer é jogar essa terra toda fora e replantar sua planta em uma terra nova e saudável.
Para prevenir que o mofo volte, tome cuidado com o excesso de água das regas. Vá molhando sua planta à medida em que o substrato seca na superfície e deixe-a em um local com sol adequado, conforme a necessidade de luz de cada planta.
Outra dica para acabar com o mofo, caso você não tenha trocado toda a terra, é fazer uma misturinha com 10 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes e 1 litro de água.
Coloque em um borrifador e borrife um pouquinho por dia na terra até o mofo desaparecer. Nesse caso, tenha um cuidado ainda maior com as regas, pois essa misturinha acaba servindo como rega.