Menu

Modelo brasileira viraliza fazendo faxina para pessoas com depressão

A ideia surgiu quando um amigo com depressão pediu ajuda para uma faxina que ele não poderia conseguir sozinho.

Foto: Reprodução/BBC Brasil

Publicidade

Quando uma pessoa está passando por uma forte crise de depressão, pode ficar incapacitada de fazer qualquer coisa, inclusive a faxina da própria casa.

Em alguns casos, a situação pode ficar realmente caótica, com muita louça suja acumulada na pia, comida velha até com bolor e larvas, pilhas de roupa para lavar, lixo por cima de tudo, enfim.

Apesar dos cenários verdadeiramente imundos que pode encontrar, a modelo brasileira Ellen Milgrau se tornou viral na internet ao mostrar para os seguidores como é a sua rotina fazendo faxina na casa de pessoas com depressão.

Veja também: Depressão não é tudo igual! Conheça os tipos existentes

Publicidade

Uma ideia com vantagens para todos

Ellen é modelo e influenciadora, e estava pensando em quais tipos de temas poderia abordar no seu canal no TikTok para crescer na internet, fazendo algo legal e útil que interessasse às pessoas.

“Eu pensava em alguns nichos, como maquiagem, porque queria crescer no TikTok. E o que desse certo, seguiria nesse nicho. Quando falamos sobre gravar a faxina, pensei: é um conteúdo que eu gosto e pode dar certo”, explicou Ellen à BBC News Brasil.

Na sua vida pessoal, um amigo com depressão acabou sendo a “inspiração” para que Ellen resolvesse fazer faxina para pessoas com a doença. Foi assim que surgiu o projeto Faxina Milgrau.

“Às vezes a pessoa não consegue nem levantar para tomar banho. Tem situações em que não é justo chamar uma faxineira, porque a sujeira está muito crítica”, disse a modelo.

Publicidade

Para Ellen, uma casa limpa é essencial. Ela traz esse hábito desde criança e considera que o local em que vive precisa estar livre da sujeira para que as coisas fiquem bem. “Parece que a vida só funciona quando a casa tá limpa”, comentou.

Então, quando seu amigo precisou de ajuda, ela soube que poderia ajudar dessa forma. “A gente costumava falar: vamos fazer uma intervenção, chegar com as vassouras e tudo na sua casa. A gente só falava, mas chegou um momento em que ele realmente pediu ajuda”, disse Ellen.

Veja também: Como evitar que a depressão afete o relacionamento?

Publicidade

Já começou sendo sucesso

@ellenmilgrau postando dnv pq o tiktok me boicotou!acompanhem #fy #faxina #limpezadacasa #donadecasa #cleaningtherapy4u #depressioncleaning #cleaningtiktok ♬ DANÇARINA – PEDRO SAMPAIO & Mc Pedrinho

O amigo de Ellen inspirou o projeto, e o formato dos vídeos foi inspirado em publicações da finlandesa Auri Katariina, que se tornou um fenômeno mundial ao fazer faxinas nas casas de pessoas que enfrentam problemas de saúde mental ou outras dificuldades que as impedem de conseguir limpar o local em que moram.

Logo na primeira faxina, na casa do amigo, a publicação de Ellen fez sucesso na rede social. Em poucos dias passou de 2 milhões de visualizações.

A repercussão positiva fez com que a modelo seguisse com os vídeos. Para ela, foi uma forma de fazer algo que gosta, ajudar outras pessoas e ainda fazer com que o público a conhecesse melhor.

Publicidade

“Com isso, consigo sair da minha zona de conforto e também mostrar um lado que muitas pessoas não têm ideia sobre mim. Acham que, por ser modelo, sou intocável ou nasci rica. Não sou nada disso. Não nasci rica ou herdeira”, declara Ellen.

Veja também: Criança se torna amiga de idoso e o ajuda sair da depressão

O projeto da Faxina Milgrau está caminhando bem

Depois da repercussão do primeiro vídeo, Ellen e Lua começaram a busca por uma segunda pessoa que estivesse em situação parecida.

Publicidade

Por meio de anúncios das redes sociais, elas encontraram uma mãe e uma filha que moram juntas, enfrentam a depressão e estavam com a casa suja.

Ao menos por enquanto, todas as residências foram em São Paulo, por questões financeiras. Toda a produção é feita de modo independente, diz Ellen, pois ainda não há nenhum patrocinador.

Por isso, também, elas só conseguem atender uma casa por semana, em uma faxina que não tem horário estipulado para acabar – nos últimos episódios foram cerca de sete horas para concluir a limpeza.

Publicidade

Já foram publicados quatro episódios no TikTok. Para Ellen, a história mais marcante foi a do terceiro caso, no qual uma jovem de 21 anos morava sozinha e sofria com uma depressão grave.

“Era uma situação muito precária. Ela foi completamente abandonada pela família depois que perdeu um ente querido, estava sem amigos e morando em São Paulo. Isso mexeu muito comigo”, diz.

No vídeo, Ellen contou que a jovem não limpava a casa havia 10 meses. No local havia lixo por todos os lados e muitas baratas.

Publicidade

“Teve um momento, durante a limpeza, em que ela (a jovem de 21 anos) desabou, começou a chorar, se sentir culpada e ficou com muita vergonha por a gente estar fazendo isso por ela. Mas a gente explicou pra ela, a gente a acolheu e deu tudo certo, ela ficou muito feliz”, disse Ellen no vídeo, que você pode assistir abaixo:

@ellenmilgrau Veio aí o EP 03 completo ✅ missão dada é missão cumprida ✌️❤️ #faxinamilgrau #depressioncleaning #faxinadepressiva #limpezadacasa #casalimpa #saudementalimporta ♬ som original – ellenmilgrau

Veja também: 6 sinais que você pode estar entrando em depressão

Fonte: BBC Brasil

 

Sair da versão mobile