Seja você um jovem que busca um estágio, um recém-formado na universidade que procura o primeiro emprego ou uma pessoa que já tem alguma experiência de vida, mas que nunca trabalhou em uma empresa, chegou a hora de montar um bom currículo para aumentar sua chance de conseguir a vaga que deseja.
Para que serve um currículo?
O currículo é o seu cartão de visita para o empregador que irá te avaliar para a vaga pretendida. Portanto, ele precisa conhecer brevemente o seu histórico escolar e profissional antes de você se apresentar pessoalmente e poder falar mais detalhes.
O que deve constar no currículo?
Nesse documento deverá constar, em primeiro lugar, seu nome, idade, endereço e estado civil. Também, deverá conter o cargo ou tipo de vaga para o qual você se candidatou.
Em seguida, seu currículo deverá apresentar sua formação acadêmica, por ordem do mais antigo para o mais recente. Então comece pela escola onde fez o Ensino Médio e depois cite a Universidade ou Instituição que fez outro curso.
Se não tiver Ensino Médio, cite a escola onde fez o Ensino Fundamental. Se não tiver curso superior, cite o curso técnico. Se tiver todas as opções, liste todas, por ordem cronológica.
Feito isso, chega a etapa mais preocupante: experiências profissionais.
O que colocar quando não tenho experiências profissionais?
Quando você não tem experiência em uma empresa, ainda assim pode evidenciar outras experiências interessantes que vivenciou.
Para o recrutador, existem vários outros quesitos importantes para avaliar em você, como a sua habilidade de se comunicar, de liderar, facilidade em aprender algo novo e proatividade para ajudar o próximo.
O importante é que suas experiências tenham lhe trazido aprendizado e evolução. Portanto, nas suas “vivências” você pode colocar:
- Projetos para os quais se voluntariou e quais atividades exerceu;
- Bicos que fez informalmente por curto período de tempo;
- Intercâmbio, dando um breve relato do período que durou e onde estudou;
- Projetos universitários que exigiram liderança, pesquisa e resiliência;
- Premiações por participação em atividades como equipe esportiva, olimpíadas de matemática e afins.
Além destas experiências, valorize os cursos extracurriculares que você fez, como:
- Informática;
- Idiomas;
- Palestras;
- Workshops.
Tudo que demonstre que você é uma pessoa ativa e, mesmo ainda não tendo experiência profissional, vem se preparando para dar o seu melhor. Com estas informações o seu currículo poderá ser curto, porém, valioso.
O que NÃO colocar no currículo
A principal dica é que em hipótese alguma você minta sobre alguma experiência que quase teve, mas na verdade não teve; ou ainda, que inclua qualidades ou que diminua suas capacidades acreditando estar sendo humilde.
Não se preocupe com isso, pois o recrutador irá avaliar estas características da sua personalidade quando estiver frente a frente com você. Então, o mais importante é ser você mesmo.
Baixe um modelo de currículo
Depois de refletir sobre as experiências que mais contribuíram com o seu crescimento pessoal e profissional até o momento, é hora de preencher seu currículo.
Para ajudá-lo nessa tarefa, deixamos estes links abaixo para você escolher o que achar mais interessante e colocar mãos à obra:
DICA: COMO SE COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO
Com seu currículo em mãos e a entrevista marcada, veja no vídeo abaixo dicas de como se comportar diante do recrutador: