Modas que as novelas inventaram
Crédito: Reprodução Rede Globo

9 Modas que as novelas inventaram

Qual dessas tendências você usou ou queria ter usado, mas não teve coragem?

Publicidade

Ao longo dos anos, muitas novelas da Globo foram responsáveis por ditar a moda brasileira, inventando ou trazendo do exterior as tendências que as pessoas não tinham acesso a não ser pela televisão. Os personagens que caíam no gosto do público se tornavam referência em cortes de cabelo, uso de roupas e acessórios que logo se espalhavam pelas lojas e entravam na vida das pessoas. Você se lembra dessas modas que as novelas inventaram?

Dancin’ Days – 1978

Crédito: Reprodução Rede Globo

Marília Carneiro é uma das figurinistas da Globo responsável por ditar muitas modas. Foi dela, por exemplo, a ideia de colocar meias de lurex com sandália de salto na personagem de Sonia Braga, na novela Dancin’Days, e logo todas as meninas da época passaram a usar esse conjunto nas discotecas.

Roque Santeiro – 1985

Crédito: Reprodução Rede Globo

A Viúva Porcina ficou eternizada na memória de quem acompanhou a novela, pois tinha uma personalidade escandalosa que se manifestava através do seu guarda-roupa extravagante. Maquiagem carregada, turbantes, roupas coloridas e brilhantes e muitos acessórios ganharam as ruas depois da chegada da personagem.

Top Model – 1990

Crédito: Reprodução Rede Globo

Malu Mader viveu a modelo Duda, que foi a responsável por popularizar as peças jeans nos mais variados looks, principalmente nas calças de cintura alta, macaquinhos e jaquetas. Aliás, essa foi uma moda que permaneceu e não tem data para deixar de ser popular.

Publicidade

Vamp – 1991

Crédito: Reprodução Rede Globo

A personagem Natasha, vivida por Claudia Ohana, trouxe para a vida real o look rock’n roll gótico que combinava com a vampira. Tecidos como jeans, lycra, vinil e veludo faziam parte do guarda-roupa, além da maquiagem com lábios escuros e olhos esfumados.

Mulheres de Areia – 1993

Crédito: Reprodução Rede Globo

A vilã Raquel, irmã gêmea da boazinha Ruth, também ditou moda aparecendo sempre com seu batom vermelho e seus brincos de argola. Além da personalidade, eram essas as características que mais diferenciavam as gêmeas vividas por Glória Pires.

Fera Ferida – 1993

Crédito: Reprodução Rede Globo

Também teve moda ditada para os homens. Quem se lembra da camisa Flamel? As camisas usadas por Raimundo Flamel, personagem de Edson Celulari, viraram um grande sucesso.

Quatro por Quatro – 1994

Crédito: Reprodução Rede Globo

A personagem Babalu, vivida pela Letícia Spiller, ditou tendência com suas blusinhas curtas com barriga de fora, e os ombros também à mostra com as mangas soltinhas e caídas. Eram bem confortáveis.

Publicidade

Explode Coração – 1995

Crédito: Reprodução Rede Globo

Com essa novela, especialmente por causa da personagem Dara, vivida por Tereza Seiblitz, a moda cigana ganhou as ruas com muitas saias longas, batas soltas, coloridos e estampas, sem esquecer dos tecidos com bordados, franjas e rendas.

O Clone – 2001

Crédito: Reprodução Rede Globo

A figurinista Marília Carneiro também foi responsável pelo visual da Jade, da novela O Clone. Todas as meninas daquela época passaram a usar a famosa pulseira emendada no anel, além da personagem ter despertado o desejo pelos olhos delineados e os panos coloridos.

PODE GOSTAR TAMBÉM