Thiago Silva nasceu há 33 anos em Junqueiro, Alagoas, e ainda nos tempos de escola se encantou com os livros. Não foi um ato voluntário.
Tudo começou quando ele foi “punido” com uma monitoria na biblioteca, durante o ensino fundamental. Cresceu, estudou e se tornou carteiro, mas jamais esqueceu a literatura.
Em 2013, deu o pontapé inicial no projeto de distribuir livros para crianças e adolescentes do interior, mochilando pelo próprio estado, Sergipe, Bahia e Pernambuco.
Apelidado “mochileiro pela educação”, ele entrava em contato com as escolas apresentando sua proposta e visitava feiras literárias atrás de doações.
Ver essa foto no Instagram
Em entrevista à BBC Brasil, ele contou que recebia muita coisa em péssimas condições e chegou a comprar volumes usando o próprio dinheiro. Sem uma ONG por trás, ele oferece mentorias e oficinas, além dos livros.
Aproveite e veja: Aos 7 anos, menino fez um projeto para doar livros a crianças sem-teto
Thiago vende palestras, faz vaquinhas virtuais e financia o projeto com o apoio de empresas. Seu desejo é que cada companhia adote uma escola pública. O mochileiro já visitou 79 cidades de dez estados, distribuindo 10.650 livros.
Ver essa foto no Instagram
Os próximos passos são expandir as viagens para o Norte e o Centro-Oeste e capacitar outros mochileiros doadores de livros. Pro futuro, a meta é mais ambiciosa: ter uma sede e uma escola com metodologia própria, transformando o Brasil no maior país leitor do mundo.
Veja também: 5 livros para que as crianças entendam o que é bullying