Menu

Os miúdos de frango e seus benefícios à saúde

É vantajoso ter miúdos de frango em casa para preparar algumas vezes na semana. São mais baratos e resultam em ótimos pratos!

Crédito: Freepik

Publicidade

São considerados miúdos de frango as partes como coração, fígado, moela e também os pés. São as partes descartadas na hora de limpar o frango, mas não significa que sejam partes ruins, pelo contrário. Os miúdos oferecem benefícios à saúde, desde que sejam consumidos de forma equilibrada, sem exagero, e dentro de uma rotina saudável em termos de alimentação e exercícios.

Benefícios dos miúdos de frango à saúde

Os miúdos de frango são partes mais baratas, que muita gente descarta, mas que na verdade são ótimas fontes de nutrientes, além de oferecerem um ótimo sabor aos pratos.

Coração

O coração está entre os miúdos de frango mais consumidos, pois é o tradicional petisco de churrasco.

Na hora de comer é melhor remover a parte da gordura amarela, pois essa não é saudável. Por outro lado, o coração é uma fonte de proteína magra e de alto valor biológico, tem vitamina B, ferro e zinco.

Publicidade

Moela

Assim como o coração, a moela tem seu lado bom e ruim. O lado ruim é que tem muito colesterol.

Uma porção de 100 g de moela de frango contém 370 mg de colesterol, sendo que o limite máximo diário de consumo de colesterol deve ser de 300 mg ao dia.

Mas, quando resolver preparar moela, esse miúdo vai fornecer proteínas, ferro, zinco e vitamina B12, nutrientes muito importantes para a manutenção da saúde.

Veja também: Como limpar moela passo a passo

Fígado

Para não exagerar quando for consumir o fígado, devem ser porções de 100 a 250 gramas por semana para adultos e o melhor é comer essa quantidade distribuída em diferentes dias.

Publicidade

Assim, você vai comer sem preocupação e aproveitar os benefícios nutricionais do fígado de frango, que são vitaminas A e B12, folato e proteínas, preservando a saúde e prevenindo doenças.

Pés

Os pés de galinha podem parecer pouco apetitosos, mas tem quem adore uma boa sopa com pés de galinha bem temperados. A grande vantagem desse miúdo de frango é a sua alta quantidade de colágeno, que é bom para manter os tecidos do corpo mais firmes e elásticos.

Os pés de galinha também são riquíssimos em nutrientes. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), eles têm, a cada 100 gramas, 19,4 g de proteína, 88 mg de cálcio, 83 mg de fósforo e 31 mg de potássio.

Publicidade

Além disso, também contam com uma boa quantidade ferro, magnésio, zinco, selênio, colina e folato. Entre as vitaminas presentes, estão as do complexo B, A, E e D. Porém, a quantidade de colesterol também é alta, então cautela no consumo.

Aprenda a fazer geleia de pés de galinha

Sair da versão mobile