Existem muitos mitos envolvendo os ovos. Por muito tempo ele foi considerado um vilão e os nutricionistas recomendavam moderação em seu consumo. Atualmente já não é bem assim, o ovo faz parte de uma alimentação saudável, e seus nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Rico em proteínas, ácido fólico, ferro e zinco os ovos são recomendados para todas as pessoas. Mas e o colesterol? E o armazenamento? É preciso lavar? Tire todas as suas dúvidas.
Mitos e verdades sobre os ovos
1. Os ovos aumentam o colesterol?
Mito. Essa era a razão que no passado os nutricionistas mandavam limitar o consumo desse alimento. Atualmente, sabe-se que existe uma relação inversa entre o consumo de ovo e o aumento do colesterol. Na verdade seu consumo ajuda a manter o colesterol em nível saudável. O excesso de colesterol da população está relacionado a problemas hereditários e ingestão de gorduras saturadas, principalmente a gordura trans. Normalmente a indicação é que se ingira 1 ovo por dia.
2. Existe risco em consumir a gema mole ou crua?
Verdade. O risco existe, porém hoje ele é pequeno porque os ovos passam por rigorosos controles de qualidade. O risco é de contaminação por salmonela, o que pode ser problemático para crianças, idosos e imunodeficientes. Para evitar o risco, cozinhe bem a gema antes de consumir.
3. A gema é mais nutritiva que a clara?
Verdade. A gema dos ovos contém alto teor das vitaminas E, D e A, que são facilmente absorvidas pelo organismo. Além disso, possui lectinal, substância responsável por controlar os níveis de gordura e de colesterol do corpo e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. A clara também é nutritiva, mas menos, possuindo vitaminas do complexo B e alguns minerais.
4. A clara de ovo é benéfica para a dieta dos atletas?
Verdade. A clara de ovo é excelente para o pós-treino dos atletas, pois é um alimento rico em albumina e que não possui gordura, portanto é essencial para a recuperação dos músculos.
5. É preciso lavar os ovos antes de guardá-lo?
Mito. Os ovos passam por controle de qualidade, não é preciso lavá-los.
6. Guardar os ovos na porta da geladeira é arriscado?
Verdade. A porta da geladeira é o local que mais sofre variações térmicas dentro do aparelho (de tanto abrir e fechar). A oscilação da temperatura gera condições perfeitas para a multiplicação de bactérias como a salmonela, que causa intoxicação alimentar e diarreia e pode penetrar no ovo através da casca. O melhor lugar para armazenar os ovos é nas duas primeiras prateleiras da geladeira, onde a temperatura é mais baixa.