Menu

Mitos e verdades sobre dor de ouvido: é bom saber!

Ter dor de ouvido pode ser passageiro ou preocupante, por isso, nunca ignore esse sintoma

Crédito: Freepik

Publicidade

A dor de ouvido é bem conhecida da maioria das famílias. Se você nunca teve, seus irmãos ou filhos possivelmente já tiveram. Por ser comum, muita gente acredita que é uma dor normal, que vai e volta, e é assim mesmo. Só que existem causas para a dor de ouvido, e consequências caso não seja tratada. Por isso que é importante desvendar os mitos e verdades sobre dor de ouvido, como você verá agora.

Mitos e verdades sobre dor de ouvido

Como é que se contrai dor de ouvido? Ela passa de uma pessoa para outra? Tem a ver com a higiene? Pode ser sintoma de outra doença? Essas são algumas das questões mais populares, e se você não sabia a resposta, vai saber agora!

A dor de ouvido pode ter relação com problemas na boca

Verdade. Uma das causas da dor de ouvido é quando o paciente está com algum problema bucal, como amidalite ou gengivite. Essas inflamações podem afetar dois nervos longos que passam pela garganta e vão até os ouvidos, causando a dor.

É correto limpar os ouvidos com hastes flexíveis

Mito. Os tão conhecidos cotonetes devem ser evitados nos ouvidos. Você pode usar para limpar a parte de fora da orelha, mas nunca deve introduzir a haste no ouvido, pois ela pode criar fissuras na pele e facilitar a entrada de bactérias causadoras de dor de ouvido. Além disso, se não tiver muito cuidado, a haste pode lesionar o tímpano, gerando infecção, dor e até surdez.

Publicidade

Pegar vento gelado nos ouvidos pode causar dor

Verdade. Não é recomendado deixar as janelas do carro abertas quando ele está andando na estrada, e nem andar na rua com vento gelado sem usar uma touca ou protetores de orelhas. O frio favorece a contração dos músculos e tecidos que envolvem o canal do ouvido e deixa a pele mais sensível, levando à dor de ouvido.

Compartilhar fones de ouvido pode transmitir dor de ouvido

Verdade. Quando a causa da dor de ouvido é uma infecção por bactérias, elas podem sim ser transmitidas de uma pessoa para outra quando os fones são compartilhados. Tenha seus próprios fones e não os empreste a ninguém.

O volume alto causa dor de ouvido

Verdade. O risco é maior quando você está com fones de ouvido internos e ouve música em volume alto, deixado seus ouvidos muito sensíveis e com dor. Mas a dor de ouvido também pode surgir se você ouvir música em volume muito alto sem usar fones, como em festas ou em casa mesmo, muito perto das caixas de som.

Excesso de cera não pode causar dor de ouvido

Mito. A cera serve para proteger os ouvidos. Mas, quando ela está acumulada, acaba prejudicando a audição e pode causar dor.

Publicidade

Aproveite e veja: O que causa e como tirar o excesso de cera do ouvido?

A dor de ouvido pode ser sintoma de outra doença

Verdade. Principalmente as doenças do trato respiratório, pois a região dos ouvidos, nariz e boca/garganta compartilham suas estruturas. É por isso que existe uma única especialidade médica para tratar todas essas áreas do corpo: a otorrinolaringologia. Algumas doenças que podem ter a dor de ouvido como sintoma são sinusite, amigdalite, abcesso no dente, cárie, bruxismo, labirintite e diabetes.

Veja também: Melhores remédios caseiros para dor de ouvido

Sair da versão mobile