Menu

11 Mitos e verdades sobre a bateria e o carregador do celular

Se usar a sua bateria e o carregador completamente, seu aparelho será preservado por mais tempo

Crédito: Freepik

Publicidade

Antigamente os eletrodomésticos e eletrônicos eram feitos para durar. Tanto que muita gente ainda tem equipamentos com décadas de uso e em perfeito estado de funcionamento.

Mas, atualmente, não é bem assim. Ao menos no caso dos smartphones, que estão entre os aparelhos mais usados, eles parecem serem feitos para ter uma vida útil bem curta.

Será verdade ou você pode tomar alguns cuidados para usar o seu aparelho por pelo menos uns 5 anos sem se incomodar?

Mitos e verdades sobre baterias e carregadores de celular:

1. Deixar o celular na tomada depois de carregado enfraquece a bateria

Publicidade

Mito. Já faz algum tempo que essa tecnologia evoluiu. Há alguns anos era bem comum ouvir falar em “bateria viciada”, ou seja, que durava cada vez menos se você deixasse o celular na tomada depois de estar 100% carregado. Não precisa mais se preocupar com isso, caso esqueça de tirar o aparelho da tomada.

2. Usar o celular enquanto ele carrega danifica a bateria

Mito. Da mesma forma que na questão anterior, a tecnologia das baterias evoluiu nesse sentido. No entanto, deve tomar cuidado com choques elétricos, que podem ocorrer se estiver carregando e usando o celular em uma tomada com vários outros aparelhos ligados ou enquanto estiver acontecendo um temporal com raios.

3. Carregadores universais estragam a bateria.

Depende. Se o carregador universal tiver uma corrente maior do que a suportada pelo seu smartphone, pode sim causar um superaquecimento na bateria do seu aparelho. Mas, se a corrente for igual, pode usar sem medo.

Publicidade

4. Antes de usar o celular novo, deve carregar a bateria até 100%

Mito. É normal que todo aparelho novo chegue na sua casa com, no máximo, 50% de bateria carregada, pois é isso que permite a lei. Porém, antes de começar a usá-lo, não é necessário fazer uma carga completa.

5. A bateria carrega mais rápido no modo avião

Verdade. Embora você possa ficar usando o seu celular enquanto ele carrega, é claro que a carga vai ocorrer mais lentamente, pois você está carregando e gastando ao mesmo tempo. Então, se deixar o celular parado (sem usar) e no modo avião, ele não vai receber notificações, não vai atualizar aplicativos automaticamente, nem gastar com conexão 3G ou Wi-Fi. Sendo assim, a bateria vai carregar mais rápido.

Publicidade

6. Carregador consome energia ao ficar na tomada sem estar conectado ao aparelho

Verdade. Mesmo se não estiver sendo usado para carregar seu smartphone, o carregador continua gastando energia se estiver plugado na tomada. Claro, bem menos do que quando está carregando o celular, mas gasta.

7. Carregador portátil estraga a bateria

Mito. O carregador portátil é feito para carregar o seu celular quando não tiver uma tomada por perto. Logo, não tem motivo para ele estragar sua bateria. Mas, para isso, é importante que seja um carregador original.

Publicidade

8. Colocar a bateria na geladeira ajuda a recuperar a potência

Mito. Só o que pode acontecer é que a carga da bateria será preservada ao ser colocada na geladeira (com cuidado para não deixar molhar). Mas, a potência não será recuperada. Mesmo assim, os aparelhos mais novos apenas devem ser mantidos em temperatura ambiente.

9. A bateria deve zerar para ser carregada novamente

Mito. Não existe mais essa necessidade com as novas baterias feitas de íon. Você pode carregar quando quiser. Aliás, é melhor nem deixar chegar a 0% para evitar o desgaste acelerado das substâncias químicas que compõem a bateria.

Publicidade

10. Usar o carregador veicular prejudica a bateria

Verdade. Os carregadores para plugar no carro parecem ótimos, mas a bateria pode ser prejudicada por causa do calor, quando o carregador fica ligado muito próximo ao motor.

11. O smartphone não deve ser guardado completamente sem carga

Verdade. Se for guardar o seu smartphone por muito tempo, deixe-o com 50% de carga. Se estiver zerado, a bateria pode entrar em modo de descarga intensa, prejudicando o armazenamento. Se for guardado com carga cheia, a bateria pode perder parte da capacidade.

Publicidade

Veja também: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa

Sair da versão mobile