Envelhecer é um privilégio. Claro que é melhor ainda envelhecer com saúde. Mas, muita gente acredita que isso é impossível, já que a idade traz dores, doenças e dificuldades. Bem, esse é um dos maiores mitos sobre o envelhecimento e você vai ver agora o por quê.
Idosos sentem dores o tempo todo
É claro que, quanto mais velha é uma pessoa, mais o seu corpo fica desgastado. Até mesmo os idosos mais ativos vão sofrer com o desgaste dos ossos, dos órgãos e do cérebro. No entanto, não é uma regra. Quem leva um estilo de vida saudável e ativo, com a prática de atividades físicas, boa alimentação, boas noites de sono e bom humor, não passa o dia sentindo dores.
Idosos não podem se exercitar
Tanto podem quanto devem. A idade não é impedimento para ser um praticante ativo de atividades físicas. Um grande exemplo é Nahida Abden, uma libanesa de 88 anos que começou a fazer ginástica aos 50 e hoje é professora de aeróbica.
Estão sempre deprimidos
Hoje em dia já se sabe que a depressão é uma doença que afeta pessoas de todas as idades. Ser idoso não é pré-disposição para ficar deprimido. As pessoas idosas deprimidas costumam ser aquelas que gostariam, mas não têm a companhia e o apoio dos familiares e amigos para levarem uma vida mais saudável, tranquila e feliz.
Todos têm Alzheimer
O Alzheimer é uma doença que ainda está sendo estudada, mas já se sabe que ser idoso não é um fator decisivo para ter a doença. Esse tipo de demência ocorre por uma série de fatores, especialmente os que correspondem a um estilo de vida sedentário e sem cuidados com a saúde. Ser um idoso esquecido ou mal humorado não é sinal de estar com Alzheimer.
Idosos são doentes e frágeis
É verdade que os ossos vão ficando mais fracos, assim como a musculatura e as capacidades em geral. Mas se uma pessoa idosa se cuida, é ativa, se alimenta bem, exercita a mente e vai ao médico com frequência, ela pode perfeitamente ser mais forte e saudável do que muito jovem por aí.
Não têm vida sexual ativa
Sim, idosos têm vida sexual ativa, se a saúde permitir e se quiserem. Por mais que a menopausa e a andropausa tragam sintomas que dificultam manter uma vida sexual igual a como era na juventude, hoje em dia já existem tratamentos que permitem manter a libido em alta e facilitam a prática sexual.
Idosos não aprendem coisas novas
Aprendem sim, e muito. Envelhecer não é sinônimo de perder a capacidade ou a vontade de aprender. Aliás, muitos idosos estão sempre buscando se renovar e se adaptar às modernidades para terem uma velhice de qualidade, como é o exemplo de Allice Serafim, uma senhora que aos 73 anos resolveu começar a faculdade de engenharia para realizar um sonho.
Não mudam mais os hábitos
Todo mundo tem manias e rituais. A dificuldade em mudar certos hábitos é algo que pode ocorrer em qualquer idade, pois não depende da idade em si, mas sim da personalidade, dos valores e de toda a construção psicossocial de uma pessoa. Mudar um hábito é algo que exige paciência e persistência, mas os idosos podem fazer com sucesso se estiverem motivados.