A vitamina D é uma das responsáveis pela proteção do fluxo sanguíneo em todo o corpo, contribuindo na limpeza das toxinas que ficam no sangue, o que inclui proteínas associadas ao Alzheimer. Ela também atua na absorção de cálcio e fósforo no intestino e nos ossos. Essas são algumas das verdades sobre essa vitamina, mas existem também os mitos que você vai conhecer agora.
A única fonte de vitamina D é o sol
Mito. Embora os raios do sol sejam os principais fornecedores de vitamina D para o organismo, essa vitamina existe sim nos alimentos, como estes aqui:
- Cereais enriquecidos;
- Cogumelos cultivados sob a luz do sol;
- Gema de ovo;
- Leite e seus derivados enriquecidos com vitamina D (iogurte, manteiga, queijo);
- Óleo de fígado de peixe;
- Peixes gordurosos como salmão (selvagem), atum, sardinha.
De 10 a 20% da sua necessidade diária de vitamina D é obtida por meio da dieta. Os demais 80% a 90% necessários vêm da exposição à luz dos raios ultravioletas (UV) do sol. Então, é bem importante você tomar, pelo menos, 20 minutos de sol todos os dias.
A falta de vitamina D é fator de risco para depressão
Verdade. A depressão é uma doença que não foi completamente compreendida ainda. Mas, já se sabe que a deficiência dessa vitamina é um fator de risco, tanto para quem tem predisposição à doença quanto para quem já está em processo de cura.
Aproveite e veja: A importância da vitamina D para quem tem asma
Essa vitamina fortalece os cabelos e unhas
Verdade. Se você está com as unhas e os cabelos fracos, dentre outros sintomas, faça um exame de sangue e vá ao médico para saber como estão as vitaminas no seu organismo.
A falta de vitamina D enfraquece a produção de cabelo e unhas porque ela é necessária na absorção de cálcio pelo organismo, e o cálcio é fundamental para produção de cabelos e unhas, não apenas para os ossos.
Nenhuma doença causa deficiência de vitamina D
Mito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, entre os fatores de risco para essa doença estão pressão alta, colesterol alto e doença renal crônica, que podem afetar a absorção da vitamina D e, como consequência, causar os sintomas dessa deficiência no organismo.
A falta dessa vitamina no organismo é assintomática
Mito. Existem sintomas sim, e são vários. A deficiência dessa vitamina costuma se apresentar na forma de fraqueza muscular, fadiga, desânimo, facilidade para pegar gripe e resfriado, dores por todo o corpo e alterações no sono e no humor.
Veja também: Estudos sugerem que vitamina D seja mais eficaz do que vacina contra gripe