Os nossos pés podem ser uma autêntica fonte de problemas que afetam a nossa qualidade de vida. Os fungos e os calos são apenas alguns exemplos. Além da sua péssima aparência, essas imperfeições podem trazer inflamação e até dor. A sua origem é diversa: tanto surgem devido a uma fricção contínua, como se desenvolvem após o contato com diferentes tipos de microrganismos.
Felizmente, também existe uma diversidade de tratamentos para os problemas nos pés. E nem estamos falando de nada de muito caro ou complexo: basta recorrer a alguns ingredientes baratos, fáceis de achar e naturais para garantir a total saúde dos nossos pés.
Sabia que a aspirina é um ótimo remédio para os pés?
Entre tantas soluções caseiras para tratar de problemas nos pés, destacamos uma alternativa que combina aspirina com suco de limão: esse tratamento é excelente, visto que consegue fazer a esfoliação e limpeza das regiões mais duras da nossa pele, garantindo ainda a sua suavidade.
A composição da aspirina assegura a sua eficácia no controle de fungos nos pés e nas unhas, limitando o desenvolvimento desses organismos e evitando aquela desagradável sensação de coceira. Além disso, a aspirina é rica em beta-hidroxiácido, um elemento utilizado na preparação de esfoliantes.
Por outro lado, a aspirina conta com uma elevada concentração de componentes anti-inflamatórios que aliviam a tensão e a dor nos pés, uma vantagem importante, sobretudo nos dias em que fizemos muita atividade física.
Lembramos ainda que, com a aspirina, você consegue clarear aquelas manchas escuras que surgem nos pés com a exposição solar e com o contato com diversas superfícies.
Como preparar uma mistura de aspirina com limão para aliviar os pés?
Essa receita pode ser aplicada em todos os tipos de pele, porque os seus ingredientes não são agressivos. Se você utilizar frequentemente, os seus pés estarão mais libertos de problemas, como mau odor e rachaduras, além de bactérias e fungos.
Ingredientes:
- Aspirinas: 5 comprimidos;
- Limão: 1 unidade (suco);
- Pedra-pomes: 1 unidade.
Modo de preparo:
1. Moa as aspirinas num pilão até reduzir tudo em pó;
2. Caso você não tenha um pilão, umedeça as aspirinas com água e esmague através de um garfo ou qualquer outro objeto pesado;
3. Mexa o pó num recipiente;
4. Acrescente o suco de limão;
5. Mexa tudo até obter uma mistura homogênea e espessa.
Dica: Se você achar que a mistura está seca, acrescente mais limão ou uma colher de água.
Modo de utilização:
1. Lave os pés até conseguir retirar toda a sujeira que se encontrava na superfície;
2. Coloque uma pequena camada da solução nas zonas atingidas pelos fungos e calos;
3. Aguarde até meia hora;
4. Limpe com muita água morna;
5. Esfregue essas áreas com uma pedra-pomes, retirando a pele morta e ressecada;
6. Utilizando da água morna, tire as células mortas;
7. Seque corretamente os pés.
Dica:
- Repita tudo 2 a 3 vezes no decorrer da semana;
- Para alcançar melhores resultados, complemente esse tratamento com um hidratante de qualidade: afinal, os pés costumam ter falta de umidade e, por isso, secam mais rapidamente.
Conheça mais benefícios da aspirina
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Curtiu essas dicas? Então, experimente e compartilhe com os seus amigos e familiares!