Todos os dias aparecem por aí histórias que assustam até os mais preparados dos profissionais de medicina. Recentemente surgiu na internet o caso de uma mulher de 53 anos em Singapura que foi diagnosticada com um mioma uterino de 28 kg e de incríveis 64 centímetros.
Como a paciente desenvolveu esse mioma uterino de 28 kg
Para quem não sabe, um mioma uterino é um tipo de tumor que aparece no útero das mulheres. Ele é benigno e não costuma dar qualquer problema quando encontrado cedo. Esse tipo de mioma se desenvolve normalmente em período fértil e pode causar alguns sintomas incômodos, como: aumento do fluxo menstrual, dores nas relações sexuais, aumento do desejo de urinar e, em casos extremos, infertilidade.
Há vezes, no entanto, que é assintomático. Nesses casos, pode ser diagnosticado porque a mulher apresenta um inchaço abdominal característico. Ainda assim, os miomas uterinos costumam ser mesmo pequenos e raramente chegam ao tamanho de 64 centímetros!
A paciente em Singapura, que não teve o nome divulgado, demorou a procurar os médicos por medo de ter que passar por uma cirurgia. Ela somente foi ao hospital quando o peso do mioma começou a dificultar sua locomoção e começou a provocar terríveis dificuldades para respirar. Durante um bom tempo a paciente ficou acamada por não conseguir se mexer.
Como foi feita a remoção do mioma
Os médicos precisaram fazer uma histerectomia abdominal total. Infelizmente isso significa que a paciente perdeu útero, ovários e trompas. Os profissionais classificaram o mioma como gigante, visto que tinha mais de 11 quilos. Ele estava em toda a cavidade abdominal da mulher e se estendia até o osso esterno.
Foi necessária uma cirurgia plástica para reconstruir a parede abdominal da paciente, já que ela havia afinado e se esticado devido ao crescimento do mioma. Hoje ela passa bem e se encontra em ótimo estado de recuperação.
De acordo com a médica responsável pelo caso, Poh Ting Lim, os miomas crescem cerca de 9% a cada seis meses. Após a menopausa, no entanto, a tendência é que diminuam de tamanho. Não foi o caso da paciente, que viu seu mioma crescer por 5 anos, de acordo com as estimativas da médica.
A paciente só não teve dificuldades para se alimentar e para urinar ou evacuar porque seu corpo foi se adaptando ao mioma.