O Minoxidil é uma das loções mais populares quando o assunto é tratamento de calvície. Antes de começar a usar é importante consultar um médico dermatologista ou tricologista para avaliar o couro cabeludo.
Essa avaliação é necessária para saber se ainda tem como fazer o cabelo voltar a crescer ou se os folículos pilosos já morreram, e aí não adianta mais usar a loção. Mas se o médico verificar que há folículos ativos, o medicamento pode sim trazer bons resultados, desde que seja usado exatamente como prescrito na bula.
O que é Minoxidil e para que serve?
Esse medicamento é uma loção recomendada para o tratamento da alopecia androgenética (calvície hereditária) em homens adultos. Existem duas versões: Minoxidil 5% e Minoxidil 2%, além de encontrar com diferentes nomes conforme a marca: Aloxidil, Rogaine, Pant ou Kirkland, todos contendo minoxidil como princípio ativo.
A função do Minoxidil é estimular o crescimento capilar, aumentando o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea no local e prolonga a fase anágena, que é a fase de nascimento e crescimento do cabelo.
Em alguns casos recomendados pelo médico, esse produto também pode ser usado para engrossar e preencher falhas na barba e nas sobrancelhas.
Como usar no cabelo?
O uso do Minoxidil deve ser feito diariamente, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. A cada aplicação deve ser usada a quantidade de 1ml do produto (cerca de 6 jatinhos do spray aplicador) por toda a região calva e nas áreas vizinhas. Após a aplicação é importante lavar bem as mãos.
O couro cabeludo deve estar totalmente seco na hora da aplicação e o cabelo só pode ser lavado 4 horas depois de aplicar o produto. Não precisa lavar o cabelo antes de aplicar, mas se lavar, não deve usar shampoo que contenha silicone.
Depois de aplicar Minoxidil e esperar secar, pode usar gel, creme ou spray de cabelo, pois esses produtos não tiram o efeito do medicamento. Se for pintar o cabelo ou fazer outro tratamento químico, o cabelo e o couro cabeludo devem estar limpos, sem Minoxidil.
O tempo do tratamento vai depender da orientação do médico, por isso é importante fazer um acompanhamento pelo menos a cada 3 meses para avaliar a progressão do crescimento do cabelo, o que só pode ser visto com os equipamentos médicos.
Cuidados e contraindicações
Esse medicamento é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade ao Minoxidil ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Antes de usar, consultar o médico para ter a indicação correta.
Se notar uma irritação e feridinhas persistentes depois de usar o Minoxidil nas primeiras vezes, pare de usar e converse com seu médico. Alguma irritação leve é comum no início, mas não deve ser prolongada.