Se você só conhece o milho amarelo e o branco, chegou a hora de se familiarizar com o milho roxo, uma variedade originária do Peru, possível de encontrar no Brasil e com propriedades benéficas à saúde.
Propriedades nutricionais do milho roxo
Todos os tipos de milho têm seu valor nutricional, principalmente para gerar energia, já que esse vegetal é rico em amido. Mas, não é só isso. Veja o que mais o milho roxo pode trazer de bom à saúde.
Antocianinas com efeito antioxidante
O milho roxo, assim como a variedade azul, é composto por antocianinas que dão essa cor tão bonita ao cereal.
Essas antocianinas vão além da beleza do milho e, quando digeridas, funcionam como antioxidantes no organismo.
Isso significa que elas protegem as células da oxidação, processo que promove o envelhecimento precoce e aumenta o risco de doenças.
Ação anti-inflamatória
Consumir alimentos anti-inflamatórios, como o milho roxo, é bem importante para manter o corpo forte e saudável. Não precisa esperar um problema aparecer, quando se pode adotar um estilo de vida saudável e prevenir as doenças.
Estimula a produção de colágeno
O colágeno está presente no corpo todo, dando firmeza e elasticidade aos tecidos internos e ao externo, que é a nossa pele, maior órgão do corpo humano.
O milho roxo contém aminoácidos que estimulam a produção natural de colágeno, contribuindo para a saúde da pele, do cabelo, das unhas e, na verdade, de todos os órgãos que precisam dessa substância para se manterem no lugar.
Ajuda no controle do colesterol
Alimentos roxos, como o milho, a beterraba e o repolho, contém as antocianinas, já mencionadas, que além de proteger as células do ataque dos radicais livres, ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL), tão perigoso para a saúde cardiovascular.
Como usar milho roxo nas receitas?
Não compre esse milho esperando sentir o mesmo sabor do tradicional amarelo, pois é diferente. O milho roxo não é doce nem salgado, é neutro, perfumado e levemente cítrico. O gosto se aproxima mais do açaí.
Seu uso mais comum não é como alimento, mas sim, para fazer infusões. Através da infusão que é feita fervendo seus grãos e espiga se faz a tradicional e refrescante bebida Chicha Morada, encontrada em Lima, Cusco e em todo o Peru, além de drinques de coquetelaria e também a sobremesa de tempos coloniais, a Mazamorra Morada.
Aproveite e veja: Milho cozido engorda?