Cada vez mais, a noção do que é juventude vem sendo discutida. Isso porque não somente se tem maior longevidade, como também a forma de enxergar o envelhecimento está mudando. E entre o que é normal, o que é novo e uma possível síndrome, há muita confusão. A midorexia é uma síndrome reconhecida, vista como a necessidade de se sentir mais jovem, tendo pontos positivos e negativos. Entenda melhor.
O que é midorexia
A midorexia é uma síndrome em que a pessoa se recusa a envelhecer — ou se permitir sentir-se mais velho. Para isso, acaba alterando seu comportamento de forma visível, por exemplo usando roupas mais adequadas a adolescentes, buscando outros locais para se divertir, com outra faixa etária ou então iniciando esportes radicais.
É importante que não se confunda essa síndrome com a de Peter Pan. Nessa, a pessoa nunca quis crescer de fato, se recusando a assumir responsabilidades, sentimentos, relacionamentos e muito mais. Quem lida com a midorexia, por outro lado, passou por todas essas fases, mas está tentando não chegar à próxima: a velhice. Ela acontece geralmente com mulheres acima dos 40 anos.
Pontos negativos
As antigas e preciosas amizades podem ser deixadas para trás, o que não é uma boa coisa a se fazer. Por mais que se encontre novas pessoas, dá para conciliar com antigas amizades e ideais. O que pode ser feito é buscar uma forma de mudar a perspectiva e ver o que elas sempre te trouxeram de belo na vida.
Pode acontecer um sentimento de inadequação diante da realidade, seus amigos, trabalho, roupas, atividades e tudo mais que o cerca. Ela pode gerar insatisfação e, consequentemente, angústia, tornando os dias mais complicados. Claro que há níveis e variações, mas, em geral, gera certo incômodo, o que pode não ser tão ruim.
Pontos positivos
Sair da zona de conforto incomoda mesmo, mas é muito interessante para mudar a perspectiva e estimular o crescimento. E esse é um dos principais pontos positivos da síndrome. Isso porque a pessoa acaba buscando novas atividades, estimulando as conexões neurais, o que realmente retarda o envelhecimento — pelo menos da mente.
Outras conexões geradas são as pessoais, geralmente com pessoas muito mais jovens e até adolescentes. É o momento de tentar conhecer melhor as ideias da nova geração e se enturmar com o que está acontecendo. Pode começar a se exercitar e buscar outras formas de alimentação, fazendo muito bem para o corpo também.
Agora, o melhor benefício da midorexia é o não preocupar-se se está com a idade adequada para fazer alguma atividade. Essa não preocupação com a idade pode levar a uma vida mais leve e sem tantas regras arcaicas de como uma “senhora” deve se comportar. Claro que respeitando os limites do corpo e buscando sempre o melhor para si e para os outros.