A vaidade faz com que muitas pessoas busquem nas clínicas de estética opções de melhorias para a sua aparência. Tem as massagens emagrecedoras, lipoesculturas, tratamentos de pele e também as micropigmentações, que servem para realçar o olhar e o sorriso. Para a boca, o tipo feito é a micropigmentação labial. Saiba todos os detalhes antes de optar por essa solução para deixar seus lábios com aparência mais saudável.
O que é?
A micropigmentação labial é um procedimento estético, realizado por um profissional dessa área, que tem a finalidade de dar mais cor e volume para os lábios. Essa cor é colocada na camada de pele superficial dos lábios por meio de uma agulha com tinta própria para essa finalidade. A agulha é semelhante a utilizada para fazer tatuagem.
A cor escolhida é um rosado/avermelhado, pois a ideia é que os lábios fiquem bem naturais e parecendo bem saudáveis, evitando aquele aspecto esbranquiçado, mas também não pode ficar exagerado, como se estivesse sempre com batom vermelho. Por isso, existem diferentes tipos de aplicação.
Efeito batom
Esse estilo é para quem realmente quer ficar com os lábios mais coloridos, parecendo que está usando batom. É importante estar ciente de que poderá enjoar da cor, então, o profissional irá recomendar fazer bem discreto para se acostumar primeiro. Esse efeito pode ser feito no lábio todo ou só no contorno.
Full lips
Embora seja menos comum, é possível fazer um leve aumento dos lábios com essa técnica. Nesse caso, o profissional irá aplicar a tinta um pouco para fora da linha que contorna os lábios. Mas é preciso buscar por um profissional realmente capacitado para isso, evitando que o resultado fique borrado ou exagerado.
Revitalização labial
Essa é uma técnica geralmente usada por quem já está vendo os efeitos do tempo na pele. É comum que, com a idade, os lábios comecem a ter pregas, parecendo enrugados e menores. Nesse caso, a ideia da pigmentação é apenas dar uma rejuvenescida, sem foco na cor, mas estimulando a produção de colágeno.
Efeito aquarela
Esse efeito é quando se aplica a tinta em degradê, ficando um pouco mais escura no contorno dos lábios e um pouco mais clara até chegar ao centro. É somente uma questão de gosto mesmo, ideal para quem não passa batom o tempo todo e quer que os lábios estejam sempre com um desenho bonito.
Benefícios e indicações
O grande benefício de fazer a pigmentação dos lábios é estar com o visual mais bonito sempre, mesmo sem aplicar maquiagem. É uma opção bem interessante para quem não pode ou não gosta de usar maquiagem o tempo todo, mas mesmo assim quer estar com um aspecto bonito e vívido no rosto.
Além disso, é um procedimento indicado para quem tem lábios muito finos. A pigmentação não vai aumentar o tamanho dos lábios, pois ela é feita somente da linha labial, sem ultrapassá-la, exceto se o profissional dominar a técnica full lips mencionada anteriormente. Porém, em todo caso, a coloração mais rosada vai realçar os lábios finos, fazendo-os parecer mais volumosos.
Quanto tempo dura?
A principal diferença da micropigmentação labial para uma tatuagem permanente é a profundidade da tinta na pele. No caso da micropigmentação, ela é feita em uma camada mais superficial da pele, por isso é semipermanente, com duração média de 1 a 2 anos.
Essa duração vai depender do organismo de cada pessoa e dos cuidados que tiver no dia a dia, como por exemplo, manter os lábios protegidos com filtro solar. Depois desse tempo, quando perceber que a tinta está ficando mais fraca, é possível voltar à clínica para fazer um retoque.
Cuidados após o tratamento
O profissional irá recomendar alguns cuidados simples para garantir que efeito fique conforme o esperado.
- Nas primeiras 24 horas a pessoa pode fazer compressas de água gelada embebida em algodão sobre os lábios para reduzir o inchaço;
- Durante os próximos 15 dias depois da aplicação é importante usar um bom hidratante labial e evitar usar batom para que sua química não comprometa o resultado final;
- Deve-se usar protetor labial todos os dias, especialmente no primeiro mês, mesmo que não for se expor ao sol;
- Nunca se deve arrancar as casquinhas que se formam nos lábios para evitar falhas na tinta. As casquinhas vão cair sozinhas quando chegar o momento.
Quanto custa?
Preço é uma questão muito variável, de acordo com a cidade e o tipo de serviço oferecido em cada clínica. Para mais ou para menos, a média de preço gira em torno de R$ 600. Pesquise bastante, não apenas por causa do preço, mas especialmente pela experiência do profissional. De preferência, visite clínicas recomendadas por pessoas que já fizeram e gostaram do resultado final depois da cicatrização completa.
Antes e depois da micropigmentação labial
Veja algumas fotos de como ficam os resultados, que variam de acordo com o tipo de lábio, a idade, a condição da pele e também o tipo de técnica aplicada.
Lábios com cicatriz
É possível melhorar o contorno de lábios que têm cicatrizes ou que tem um contorno indefinido, quase imperceptível. Nesse caso, foi utilizado um tom mais intenso de vermelho, mas a cor é uma questão de escolha na hora da aplicação.
Lábios discretos
As duas fotos de cima são antes, e as de baixo são o depois. Veja como é possível obter um efeito e lábio mais saudável, mesmo quando já tem lábios bonitos e definidos. Como resultado, nem precisa mais passar batom.
Lábios grossos e degradê
Quem tem lábios volumosos e grossos também pode fazer o tratamento. Ele não vai ficar com esse efeito molhado, apenas mais vermelhinho ou rosado para não precisar usar batom sempre e evitar esse visual pálido de antes. Esse é um exemplo de efeito degradê, mais escuro nas bordas e clarinho no centro.
Veja também: Como deixar a boca vermelha de forma natural