A onicomicose – ou micose de unha – é uma infecção que tem origem em fungos que se alojam nas unhas, sendo bastante comum em locais quentes e úmidos, como no Brasil. Eles podem ser de diferentes tipos, se alimentando da queratina da unha, o que dá aquele aspecto poroso.
A cor da unha pode mudar para o tom branco leitoso, amarelo ou escuro. Pode também haver o descolamento da borda da unha, acumulando fungos e sujidades na parte debaixo. Com isso, as unhas tendem a ficar mais espessas, deformadas e quebradiças, com bastante sensibilidade e até mau cheiro.
Quais são as causas de micose de unha?
Algumas pessoas acreditam que a micose surge apenas se houver a contaminação em banheiros partilhados com outras pessoas que também possuem o problema, como em chuveiros de clube. Mas não é sempre assim. Conheça as causas mais comuns:
1. Sapato fechado o dia todo
Se você usa sapato fechado o dia inteiro, há mais chances de contaminação por fungos. Isso acontece dada a facilidade de desenvolvimento no local, que estará quente, escuro e úmido.
2. Idade
A medida em que a idade avança, as chances de desenvolver micose de unhas aumentam. Principalmente a partir dos 40 anos de idade. Isso pelo fato das unhas passarem a crescer mais lentamente, estando também com uma menor resistência, facilitando assim o desenvolvimento dos fungos causadores da micose.
3. Pequenos traumas
Se você tem o costume de bater o dedão na quina da cama ou da parede, passe a prestar mais atenção! Pequenas lesões já são o suficiente para o desenvolvimento de fungos no local.
Por serem microscópicos, qualquer fissura pode ser um excelente abrigo, longe da luz e com o contato de umidade (banho).
4. Baixa resistência do organismo
Se a sua imunidade está baixa, as chances de desenvolver problemas com fungos e bactérias aumentam. Por isso, a micose de unha também “surgir sem explicações”. A verdade é que, mesmo sem o “agente causador”, a baixa imunológica já é o suficiente para essa condição.
Aprenda como melhorar a sua imunidade com a receita de um suco natural
5. Genética
Infelizmente a genética também tem alguma participação no desenvolvimento de micoses de unha (ou não). Dessa forma, se seus pais ou avós já tiverem apresentado essa condição, redobre os cuidados.
Como curar micose de unha
O tratamento deve ser iniciado assim que os primeiros sintomas aparecerem, pois quanto mais tarde, mais difícil e demorado será o processo. Se estiver bem no início, vá ao seu médico e veja se ele autoriza o uso de receitas caseiras.
Para casos mais avançados é recomendado o uso de remédios tópicos – passados no local contaminado – e orais, que só podem ser prescritos pelo seu médico. Normalmente são utilizados o tioconazol, amorolfina, itraconazol, terbinafina e fluconazol.
A micose de unha incomoda bastante e você precisa ter atenção. Pensando nisso, teste esses tratamentos caseiros para tratar esse problema:
Tratamento com alho
- Ferva 10 dentes de alho em 2 xícaras de água;
- Espere esfriar e coloque a água em uma bacia;
- Lave os seus pés e as mãos e depois introduza-os na bacia esse preparado;
- Deixe agir por 15 minutos;
- Repeta o tratamento por quatro semanas.
Tratamento com sal
- Lave os pés ou as mãos e deixe-os molhados;
- Coloque sal sobre as unhas e calce uma meia no pé ou coloque uma luva na mão.
- Deixe agir por 15 minutos;
- Faça o tratamento duas vezes por dia e acompanhe se a micose de unha começará a reduzir.
Tratamento com vinagre
- Coloque os pés ou as mãos em uma bacia com a mistura de 1 litro de água e 1 xícara de vinagre branco;
- Deixe agir por 15 minutos.
- Esse tratamento pode ser feito duas vezes por dia até que a micose de unha regrida.
Tratamento com cravo-da-Índia
- O primeiro passo é juntar 30 gramas de cravos e 200 ml de azeite de oliva ou de óleo de girassol;
- Misture tudo e cozinhe em banho-maria por uma hora;
- Deixe esfriar, coe e guarde em um vidro limpo e seco;
- Aplique espalhando o óleo nas unhas contaminadas;
- Repita o tratamento diário e acompanhe se a micose de unha irá regredir.
Conheça também um tratamento natural para eliminar fungo das unhas em pouco tempo.
Como prevenir a ocorrência de micose de unha
Para prevenir o contágio, evite utilizar meias ou sapatos de outras pessoas, principalmente se ela tem ou já teve problemas com micoses.
Lixas de unha devem sempre ser descartadas e alicates esterilizados, sendo apenas para uso pessoal e não compartilhado.
Roupas de banho e cama também devem ser de uso individual e fervidas, sempre que possível.
Evite pisar com os pés descalços em ambientes úmidos e compartilhados, como banheiros, saunas e chuveiros de clubes, por exemplo.
Se tiver que passar o dia de sapato, opte por aqueles de tecido, que permitem que os pés respirem.
Com essas dicas você poderá reduzir as chances de contágio de fungos. Lembre-se também que uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas reforçam a imunidade, muito importante nesses casos.
Assista ao vídeo e conheça um dos tratamentos caseiros contra micose de unha:
Veja também: Unhas onduladas: saiba o que significa e se tem tratamento