O smartphone tem o estranho poder de grudar seus olhos na tela por longas horas. Bem, é claro que não é verdade, quem escolhe fazer isso é você, mas como para muitas pessoas esse hábito é irresistível ou se tornou necessário por motivo de trabalho, acabam sofrendo as consequências, que podem ser bem sérias, causando danos à saúde.
5 Problemas que o celular pode causar
Selecionamos 5 problemas, dos mais simples aos graves, que esta nova geração de adeptos aos smartphones corre o risco de desenvolver. Depois, as soluções simples para inserir no dia a dia e ajudar a prevenir.
1. Vista cansada
Se antigamente as pessoas que trabalhavam muitas horas lendo livros e escrevendo já sofriam com problemas de visão, imagine hoje em dia para quem, além de ler muito conteúdo da internet, ainda expõe a vista à luminosidade da tela e às letrinhas miúdas.
Naturalmente o resultado é a vista cansada, que atrapalha no dia a dia, faz sentir mais sono e cansaço de modo geral, e ainda pode desenvolver a necessidade do uso de óculos para toda a vida.
2. Sono desregulado
Antes de dormir é comum dar uma espiadinha (que dura 1 hora inteira) no celular. Com isso, mesmo sentindo sono, você se força a ficar acordado mais um pouco para vencer a curiosidade de saber o que está acontecendo pelo mundo.
O problema é que nesta uma hora gasta olhando para o celular você poderia estar começando a dormir, entrando em estado de relaxamento e permitindo que o seu corpo entrasse em equilíbrio para exercer as funções noturnas, restaurando seu organismo para o dia seguinte.
Com o sono desregulado, as funções hormonais são afetadas e o seu dia começa a ser menos produtivo, seu humor muda com mais frequência, sua fome se altera e o desequilíbrio se instala.
3. Pescoço de texto
Com o novo hábito do uso excessivo do celular também surgiram novas síndromes e doenças. Uma delas é o “pescoço de texto”, que é causado devido à curvatura que se faz com o pescoço para baixo na intenção de ficar olhando para a tela do smartphone, já que e muito cansativo ficar com os braços na altura dos olhos.
Esse hábito cria uma forte pressão no pescoço, gerando dores de cabeça e podendo evoluir para dores nos ombros e braços. Ao longo dos anos, o pescoço que fica curvado por muito tempo também pode ser fator de risco para o desenvolvimento de corcunda, um problema de causa postural.
4. Lesões por Esforço Repetitivo
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) já são velhas conhecidas dos médicos e fisioterapeutas, mas por outros motivos, antes desse “boom” dos celulares. É uma doença comum em todas as pessoas que praticam atividades nas quais precisam fazer movimentos contínuos em repetição, como programadores, escritores, músicos, tricoteiras, motoristas e atletas.
No caso do uso excessivo do celular, os dedos, punhos e o pescoço sofrem por ficarem muito tempo na mesma posição ou fazerem movimentos repetitivos. Os tendões acabam por inflamarem, causando dor e inchaço.
5. Celular pode causar câncer – mito ou verdade?
O celular emite ondas de radiação e por isso pode sim ser um possível cancerígeno, como já classificou a Organização Mundial da Saúde.
Apesar de ainda não existirem estudos concretos que afirmam o perigo, já que aparelhos como celulares, rádios e fornos micro-ondas utilizam radiação muito fraca, o fato é que você não passa o dia segurando um micro-ondas ligado nas mãos.
Mas ainda não se pode considerar que o celular faz o organismo desenvolver câncer. Mesmo assim, pessoas com predisposição genética para a doença devem ter cuidado redobrado, pois suas células estão mais sensíveis ao excesso de exposição, mesmo a pequenas doses de radicação diárias.
Prevenção
A melhor forma de evitar desenvolver qualquer um dos problemas mencionados e reduzir o uso de celular por dia. Claro, nem sempre é possível, mas ainda assim, as opções são:
- Quando for olhar o celular, procure mantê-lo na altura dos olhos;
- Evite ficar com a tela muito perto dos olhos;
- Aproveite momentos como as refeições para não olhar no celular. Preste atenção somente na comida e nas pessoas que estão com você;
- Procure fazer pausas no uso do celular, evitando ficar mais de 30 minutos seguidos;
- Reduza o brilho da tela;
- Tome cuidado com a postura, mantendo a coluna reta mesmo quando estiver olhando para o smartphone.
Se começar a sentir dores de cabeça frequentes ou raios de dor que passam pela coluna e sobem ao pescoço, bem como outros sintomas mencionados, procure um médico. Quanto antes um problema for tratado, maiores as chances de solucionar.
Dica: Cuidado também com o excesso de televisão
Esta dica é especialmente para os homens! Você costuma passar horas a fio em frente à TV? Esse também pode ser um grande problema para a sua saúde!
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente a cada substância, prática ou tratamento. Alie sua rotina de exercícios a uma alimentação saudável e equilibrada.