mercado de atum em lata em queda
Crédito: Freepik

Mercado do atum em lata está em queda por motivo inusitado

Especialistas apontam a falta de abridor de latas como razão na diminuição das vendas

Publicidade

Se você tem um abridor de latas em casa, você já está fora do grupo de pessoas que é reconhecida como Millennials e que não se preocupa em ter um, segundo o vice-presidente da marca Starkist. O executivo, recentemente, disse que o motivo para o mercado de atum estar em queda é que “muitos millenials não têm sequer um abridor de latas em casa”. 

Entenda

Em um recente artigo do Wall Street Journal, o vice-presidente de Marketing e Inovação da gigante StarKist, Andy Mecs, citou especificamente a suposta aversão dos jovens pelo utensílio doméstico como uma das muitas razões pelas quais o mercado de atum está em queda.

Infelizmente, o vice-presidente não ofereceu nenhuma estatística a respeito do abridor de latas para confirmar a sua teoria, mas felizmente o Wall Street Journal estava lá para fornecer pelo menos alguns dados concretos.

mercado de atum em lata em queda entenda
Crédito: Wikimedia Commons

Segundo a empresa de pesquisa Mintel, apenas 32% dos consumidores adultos com menos de 35 anos compraram recentemente frutos do mar enlatados, em comparação com 45% dos compradores de 55 anos ou mais. É parte de uma grande tendência de queda para o atum enlatado, que viu suas vendas diminuírem em 42% nas últimas três décadas, após um pico no final dos anos 80.

Publicidade

Enquanto os peixes e frutos do mar enlatados sofreram uma queda, a venda de peixe fresco e congelado cresceu no mesmo período, o que destacou as mudanças nas preferências dos consumidores.

O Wall Street Journal ressalta que a lata é apenas um dos muitos problemas do atum. O enlatado também traz com ele associações negativas como envenenamento por mercúrio e danos aos golfinhos, seu cheiro de peixe forte e aparência e semelhança com a comida de gato. Apesar de alguns desses exemplos não serem mais problemas existentes, ainda continuam a ser associados com essa comida.

Como resultado, as empresas de enlatados estão tentando reinventar o mundo do atum, oferecendo novas sabores, por exemplo. Enquanto isso, algumas marcas mais novas estão encontrando sucesso simplesmente dando uma nova cara ao layout de suas latas.

Dizem ainda que apesar dessas mudanças todas, nem todos os millennials serão convencidos. O atum já deixou de ser uma tendência e a todo tempo aparecem novas e novas tendências culinárias.

Publicidade

Fonte: The Wall Street Journal

PODE GOSTAR TAMBÉM