Menu

Menstruação com coágulos: o que é e por que acontece?

É muito importante conhecer as características da própria menstruação para saber detectar quando houver qualquer problema

Crédito: Freepik

Publicidade

A menstruação faz parte da vida de quase todas as mulheres férteis, exceto em casos específicos de problemas de saúde ou quando a mulher escolhe não menstruar. Mesmo assim, ainda existem muitas dúvidas sobre o ciclo menstrual e as características de uma menstruação normal. Uma delas está relacionada à menstruação com coágulos de sangue: será que é normal? Tire suas dúvidas a seguir.

Veja também: melhores aplicativos de menstruação para controlar o ciclo

O que é?

Crédito: Freepik

Muitas mulheres já se depararam com coágulos de sangue durante o seu período menstrual e ficam se perguntando se isso é normal. Segundo o médico ginecologista Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, os coágulos nada mais são do que partes do tecido do endométrio que se desprendem do útero da mulher durante o período menstrual.

É absolutamente normal encontrar esses coágulos e eles não significam que há algo errado. A frequência com que eles aparecem depende do fluxo da mulher: quando há maior liberação do endométrio, eles aparecem. Algumas mulheres só se deparam com os coágulos em algumas menstruações, outras têm todos os meses – ambos os casos são normais.

Publicidade

Por que acontece?

Como mencionado antes, os coágulos acontecem quando existe uma liberação maior de tecido endometrial durante a menstruação, já que ela é composta, especificamente, pelo endométrio que reveste o útero e se solta quando não ocorre gravidez.

Entretanto, há casos de mulheres que nunca apresentaram esses “pedaços de sangue” e, de uma hora para outra, começam a perceber que o fluxo aumentou e os coágulos tornaram-se frequentes. Há inúmeras razões para que o fluxo menstrual aumente, mas só o médico poderá apontar os reais motivos para cada caso. Veja os motivos mais comuns:

Miomas

Algumas mulheres desenvolvem miomas, que são tumores benignos geralmente não preocupantes, e eles fazem com que exista uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por mais dias e em maior intensidade, e os coágulos aparecem.

Menopausa

Quando a mulher se aproxima do período da menopausa os seus ciclos ficam irregulares, com intensidade variada e os coágulos podem aparecer com frequência.

Publicidade

Aborto

Em casos de aborto espontâneo que ocorrem até o primeiro trimestre da gestação, a mulher poderá perceber uma eliminação intensa de sangue, ligeiramente amarelado ou acinzentado. Pode acontecer de a mulher nem saber que estava grávida.

Endometriose

A endometriose é uma doença na qual o tecido endometrial (que vira menstruação quando não ocorre gravidez), se espalha por outras partes do corpo ao tentar sair pela vagina na forma de menstruação. Essa doença pode causar menstruação abundante, dor intensa e também a formação de coágulos.

Anemia ferropriva

A anemia ferropriva é o tipo que ocorre por deficiência de ferro no organismo, o que prejudica a formação de sangue e a sua coagulação, podendo gerar coágulos na menstruação.

Publicidade

Anticoncepcional causa os coágulos?

Em mulheres que tomam a pílula anticoncepcional a presença de coágulos na menstruação é menos intensa, pois o medicamento torna a camada do endométrio mais fina, portanto há menor eliminação durante o sangramento. Mas pode aparecer, e é natural.

Pode ser gravidez?

Não existe relação entre a gravidez e o sangue em pedaços. Mas como existem diversos fatores que trazem os coágulos menstruais como sintomas, se ficar com dúvida, o melhor a fazer é consultar o ginecologista.

Tem que tratar?

Como viu acima, ela pode ser absolutamente normal, sem qualquer necessidade de tratamento. Porém, existem outras causas que merecem atenção médica. Então, para garantir que está tudo bem com sua saúde, agende uma consulta com seu ginecologista para fazer exames e ficar tranquila. Não há soluções caseiras para acabar com os coágulos menstruais.

Publicidade

Também pode te interessar: Limão corta a menstruação – mito ou verdade?

Leave a Reply

Sair da versão mobile