O uso de protetor solar é recomendado para evitar a queimadura, seja durante o versão ou inverno. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, não é o sol em si que queima, mas sim a radiação UV. De acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a queimadura de sol é um dano “causado à pele através da radiação ultravioleta (UV) que, geralmente, aparece dentro de poucas horas após exposição excessiva à luz solar ou de origem artificial (como câmaras de bronzeamento)”.
E foi exatamente o que aconteceu com Rhys, deixando sua mãe desolada, ao ver a dor do menino. Além das bolhas aparentes, ele não conseguia nem mesmo dormir, chegando a chorar. E olha que passou protetor o dia inteiro! Veja como aconteceu a história.
Menino tem queimadura de sol usando protetor solar
A mãe do pequeno Rhys, Ffion Haf Roberts, ficou com o coração partido ao ver a situação do seu filho. Ele estava chorando muito de dor e nasceram bolhas nos ombros e nas costas. E o pior é que ele tinha usada protetor solar durante todo o dia. Foi o Banana Boat, fator 50, uma marca reconhecida e muito vendida lá fora.
Ele tinha passado o dia brincando com os irmãos no jardim e na piscina, aproveitando as férias como toda criança deve fazer. Claro que não gostavam, mas tinham que reaplicar de tempos em tempos o protetor solar. Isso porque a mãe já conhecia a pele do seu filho, que queima com facilidade. Achou que assim estaria protegido do problema.
Porém, ao final do dia, estava bem vermelho. Um médico amigo mandou colocar flanelas úmidas para aliviar, mas não estava adiantando. Foi durante a noite que mãe e filho viveram momentos terríveis de dor e choro. Ela não podia nem mesmo dar um abraço, para consolar o pequeno. Foram para o hospital, onde tomou remédio para dor e aplicou emplastros, para melhorar.
Depois dessa experiência e nenhum pedido de desculpas da empresa, ela disse que não vai mais confiar em protetores solares. Mas, como evitar as queimaduras de sol então? O segredo está na proteção e exposição correta aos raios solares.
Como tratar queimaduras do sol
A UFRGS indica algumas medidas fundamentais para evitar esse problema, em qualquer época do ano. Não ache que somente porque está no inverno, não há radiação solar. O cuidado ao se expor ao sol deve ser praticado em toda situação em que a pessoa estará ao ar livre. Porém, se acontecer de se exceder e desenvolver uma queimadura, veja como amenizar:
- Não se exponha ao sol quando queimado e use roupas que cubram a região, mesmo que por poucos minutos, caso precise sair;
- Tome banho frio ou faça compressas periodicamente;
- Beba muita água e evite bebidas alcoólicas;
- Use hidratantes pós-sol com aloe vera ou calamina;
- Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados pelo seu médico;
- Em caso de bolhas, procure ajuda médica imediatamente.