Menu

Menino levou picada de viúva-negra porque queria virar o Homem-Aranha

A picada foi premeditada porque ele tinha a certeza de que ganharia superpoderes.

Imagem: Reprodução

Publicidade

Muitas pessoas têm medo de aranhas porque várias espécies são venenosas e muito perigosas. A picada de viúva-negra, por exemplo, pode causar diversos sintomas que começam com uma dor irradiante, calafrios e muito suor no local.

Uma hora depois da picada começam tremores, contraturas, rigidez e câimbras dolorosas, como um tetanismo, e tudo isso vai piorando se o antídoto não for aplicado o quanto antes.

Mas, um garotinho de 8 anos, que vive com a família em Vichuloma, na Bolívia, só sabia que uma picada de aranha poderia transformá-lo no Homem-Aranha e dar a ele os mesmos superpoderes do herói dos quadrinhos e filmes.

Veja também: 7 Dicas muito importantes para evitar acidentes de crianças com o fogão

Publicidade

Depois de assistir ao Homem-Aranha, o garotinho não recebeu explicações de seus responsáveis sobre aquela história ser apenas uma fantasia. As crianças nessa idade nem sempre sabem discernir o real do imaginário, e podem prejudicar a própria saúde por causa da inocência.

Certo de que iria se transformar no Homem-Aranha se permitisse que uma aranha o picasse, o menino planejou capturar uma aranha para colocar seu plano em prática. O grande problema foi que ele escolheu uma aranha venenosa muito perigosa.

Enquanto passeava com a família perto de um rio no fim de semana, o garotinho encontrou uma aranha preta de patas alongadas que lhe chamou a atenção. Então, ele a pegou e colocou sobre uma das mãos. Foi assim que levou uma picada de viúva-negra.

“Sem pesar o risco, ele a pegou, colocou-a no dorso da palma da mão e permitiu que a aranha o picasse,” detalhou Ernesto Vásquez, chefe do Programa de Doenças Zoonóticas do Serviço de Saúde Departamental de Oruro.

Publicidade

No momento em que a aranha o picou, o garoto provavelmente sentiu um pouco de dor, mas pensou que logo estaria soltando teias pelos dedos e voando entre as árvores.

Porém, alguns minutos depois, ele começou a ter os terríveis sintomas da picada de viúva-negra.  Com uma dor óssea aguda e contraturas pelo corpo, o menino foi obrigado a pedir ajuda da mãe e teve que contar, embora muito envergonhado, o que tinha acontecido.

Desesperada, a mãe levou o menino para o hospital imediatamente, onde ele foi examinado, a picada de viúva-negra foi confirmada e ele recebeu o antídoto para anular os efeitos do veneno. Foi por pouco, mas o garotinho conseguiu ser salvo pelos médicos.

Publicidade

“Estamos extremamente preocupados porque a intenção do menino era simples, porém perigosa: ele queria se tornar o Homem-Aranha,” alertou Vásquez, destacando o amor do menino pelo personagem dos quadrinhos.

Esse caso serve de alerta para pais, avós, professores e responsáveis sobre a importância de deixar claro para as crianças, mesmo que pareça óbvio, que as histórias que elas leem e assistem são apenas uma fantasia.

Ouvir o que as crianças estão pensando, dar voz aos sentimentos e ideias delas, é essencial para perceber quando algo errado está prestes a acontecer, e poder agir a tempo de evitar uma grande desgraça.

Publicidade

Veja também: Menino cai em poço de 6 metros e comove comunidade

Sair da versão mobile