Menu

Menino de 9 anos sofre agonia constante por síndrome rara

O caso de Aneet Ur Rehman surpreendeu o Paquistão ao apresentar doença rara

Crédito: Pxhere

Publicidade

No Paquistão, na cidade de Karachi, um menino de 9 anos sofre agonia constante. Seu nome é Aneet Ur Rehman e ele é portador de uma rara síndrome, que fez com que ele desenvolvesse insuficiência hepática letal e que a sua barriga ficasse enorme.

Aneet não consegue mais fazer o que toda criança faz, como brincar e ir a escola. O garoto também tem dificuldades para andar e dormir. Além do incômodo constante, ele sente muita dor quando algo bate em sua barriga.

A história de Aneet

Aneet Ur Rehman é um paquistanês que sofre da síndrome de Budd-Chiari, uma rara doença que impede que o sangue seja drenado do fígado. Isso acontece pois as veias ficam bloqueadas e a consequência é que sua barriga cresça de forma anormal.

O menino de 9 anos sofre agonia constante, pois a síndrome desenvolveu uma doença hepática letal. Ele precisa de um transplante para sobreviver.

Publicidade

O menino Aneet começou a ter o inchaço quando tinha 5 anos, mas a condição realmente agravou recentemente. Sua família já o levou a dezenas de médicos e atualmente o líquido do seu abdômen é drenado todo mês, mas não é o suficiente.

Crédito: Topontiki

Existem somente duas alternativas para o menino de 9 anos sofre agonia constante: um procedimento chamado TIPS (sigla em inglês para Derivação Portossistêmica Intra-Hepática Transjugular, em tradução livre) ou o transplante de fígado. Como o procedimento TIPS não é realizado em seu país, só lhe resta o transplante.

Para realizar o transplante, sua família teria que arcar com 35 mil libras, em reais seria algo em torno a R$ 180 mil, pois o transplante deve ser realizado em hospital particular. O pai de Aneet teve que largar o seu emprego na Arábia Saudita como encanador quando o filho piorou e não tem o dinheiro para pagar a cirurgia.

Como o menino de 9 anos sofre agonia constante, seu pai não viu outra saída e resolveu recorrer ao governo do Paquistão e às pessoas por doações para conseguir salvar a vida de seu filho. Mesmo vendendo a sua casa, ele não conseguiria todo o dinheiro necessário. Seu maior desejo é ver o filho brincar como as outras crianças e que ele tenha um bom futuro.

Publicidade

O que é a Síndrome de Budd-Chiari

É uma doença que faz com que as veias que drenam o fígado sejam bloqueadas. Com isso o fígado fica inchado pelo acúmulo de sangue, fazendo com que ocorra vazamentos na parte interna do abdômen.

Podendo ocasionar uma protuberância desproporcional, além de insuficiência do fígado e dos rins. Muitas das pessoas que sofrem desta síndrome tem dificuldade de se mover, comer e respirar.

Nos casos mais graves, outros vasos sanguíneos são bloqueados fazendo com que o sangue se mova por outras veias de paredes mais sensíveis. Isso pode fazer com que elas arrebentem, o que pode ocasionar em severas hemorragias internas.

Publicidade

Não se sabe exatamente o que causa a da síndrome de Budd-Chiari, mas se acredita que deve ser por uma falha genética, a qual afeta o modo de formação de coágulos no sangue. Também são relacionados a síndrome os contraceptivos orais, tumores hepáticos e doença inflamatória intestinal.

Para tratá-la é importante restabelecer o fluxo sanguíneo do fígado, para isso pode haver a convergência das veias que estão bloqueadas. Também é necessário o controlar o inchaço abdominal e prevenir a formação de novos coágulos.

Usam-se tubos para manter as veias ligadas ao fígado abertas e a ingestão de medicamentos anticoagulantes estabelece o fluxo do sangue. Se essas medidas não surtirem efeito ou o portador da síndrome apresentar doença hepática em estágio terminal, é necessária a realização de um transplante de fígado.

Publicidade

Fonte: Mail Online

Leave a Reply

Sair da versão mobile