É comum ver pela internet vídeos engraçados de crianças ou vídeos em que estejam falando alguma coisa como “gente grande” e essa história é algo mais ou menos assim. Enzo, um menino de seis anos, pediu para falar no velório da mãe e emocionou todos com suas palavras. Conheça essa história.
Conheça a história
Enzo, que tem apenas seis anos, emocionou amigos e familiares com as palavras que disse durante o velório da mãe, em Belém. Sua mãe, Naiana, teve câncer de pulmão e a doença acabou se espalhando por outras partes de seu corpo.
Naiana teve um diagnóstico um tanto tardio. Ela sentia dores nos ossos, mas não conseguiam identificar o que poderia ser. Foi um exame chamado cintilografia óssea que acabou por identificar o motivo das dores. Ela sofria de metástase óssea, que é uma hiperconcentração do radiografado de grau avançado. Identificaram essa doença na coluna, ombros, bacia e outras regiões.
Os médicos oncologistas que estavam tratando de Naiana fizeram muitos exames para identificar a origem de seu câncer. Após algumas tentativas, chegaram à conclusão de que o câncer era originário no pulmão. Em outubro de 2017, confirmou-se o nódulo pulmonar.
O câncer de pulmão é mais comum em homens fumantes de idade avançada. Naiana, pelo contrário, além de ser do sexo oposto, não fumava. Seu marido, Felipe, diz que “foi algo totalmente atípico. É por isso que não desconfiaram do pulmão quando viram a metástase”.
O câncer de Naiana avançou muito. Em abril de 2018 foram encontrados micrometástases em seu cérebro. Ela passou por radiocirurgia, porém depois foram descobertos mais e mais micrometástases. Ela teve de começar um tratamento de radioterapia cerebral para tentar combater as células cancerígenas de avançarem em tamanho e quantidade.
Por conta dos tratamentos que Naiana passou, ela teve perda cognitiva da fala e das funções motoras. Além disso, no meio deste processo, sofreu com uma pneumonia. Nessa altura, foi quando Enzo percebeu que sua mãe estava muito doente.
Felipe, pai de Enzo, conta que o tratamento foi realizado até dezembro de 2018 e explica: “a quimioterapia não estava mais dando resultado. A Nai foi internada e ficou no tratamento paliativo mesmo. Não estava mais combatendo o câncer, mas dando mais qualidade de vida para ela, para tirá-la do sofrimento”.
Naiana faleceu em 24 de janeiro deste ano. O velório aconteceu no dia seguinte em Belém, no Pará. Durante a cerimônia, Enzo pediu a seu pai para falar. Suas palavras foram muito doces. Veja o vídeo.
Ver esta publicação no Instagram