Se você nasceu com sua visão perfeita, não tem ideia do que é ser daltônico, ou seja, não conseguir enxergar colorido.
O mundo em preto e branco é muito diferente, mas, graças à ciência e às novas tecnologias, foram criados os óculos para enxergar colorido.
Pela internet percorrem diversos vídeos semelhantes a este que você vai ver logo abaixo, e temos vontade de assistir a todos porque nunca deixa de ser emocionante.
Veja também: As 13 doenças nos olhos mais comuns
Dessa vez, a história é de um garotinho daltônico chamado Jude, que já tinha visto vários vídeos de pessoas como ele, daltônicas, ganhando os famosos óculos para enxergar colorido.
Nos vídeos, Jude via as pessoas daltônicas ficando muito emocionadas ao colocarem os óculos e começarem a enxergar um mundo totalmente diferente, mágico e maravilhoso.
Naturalmente, ele sentiu muita vontade de passar por essa experiência também. Se aquelas pessoas ficaram tão emocionadas ao colocar os óculos, deveria ser por um motivo incrível.
Então, Jude pediu aos pais um par de óculos para enxergar colorido como presente no seu aniversário de 10 anos.
Bem, o garoto deve sorte porque seus pais puderam comprar os óculos para ele, e fizeram questão de preparar uma surpresa para o grande momento.
Eles encheram balões coloridos e espalharam pelo chão da sala, e a mãe do garoto até pintou as unhas de colorido para ver a reação dele quando conseguisse enxergar as cores.
Veja também: Visão do bebê: curiosidades sobre nitidez e percepção das cores
O pai, a mãe e o irmão mais velho de Jude estavam tão ansiosos quanto o garotinho para ter essa experiência transformadora. Então, o pai registrou todo o momento para que eles nunca se esquecessem e para compartilhar conosco.
No vídeo, Jude entra em uma sala cheia de balões coloridos. Sua mãe diz a ele para procurar seu presente entre eles, e ele puxa um pacote e começa a desembrulhá-lo. Até então ele não sabia do que se tratava.
No momento em que ele percebe que é um par de óculos Enchroma, ele grita de alegria e começa a chorar. Ele corre até sua mãe e lhe dá um grande abraço dizendo a todos “muito obrigado”.
Mesmo antes de colocar os óculos, Jude já ficou emocionado e muito agradecido por seu pedido ter sido atendido pelos pais. Que fofo!
Enfim, chega o grande momento. Jude coloca os óculos e, assim como já esperávamos, cai em lágrimas ao perceber que o mundo não é mais preto e branco.
O pai do garoto explicou que o menino só foi diagnosticado em 2020 com um tipo de daltonismo chamado deuteranopia, que é a deficiência total para enxergar cores verdes.
Então, a família demorou algum tempo para comprar os óculos, visto que precisavam saber qual seria o diagnóstico do garoto primeiro e, claro, queriam que ele tivesse idade suficiente para cuidar bem dos óculos, que não são baratos!
Enfim, o grande dia chegou e, agora, Jude vai poder enxergar um mundo mais colorido. No vídeo a família fala inglês, mas não se preocupe porque não é preciso traduzir as emoções. Você vai entender tudo! Dê o play!
Veja também: Jornalista conta história de luta emocionante com a filha que nasceu “diferente”