Menina de 9 anos quase morre depois de mordida de hamster
Crédito: Reprodução

Menina de 9 anos quase morre depois de mordida de hamster

Por mais fofinho que seja, o hamster exige cuidados para não oferecer risco

Publicidade

Muitas crianças pedem aos pais para terem um hamster de estimação, pois são animais fofinhos e – aparentemente – fáceis de cuidar. A pequena Sapphire Swannack, de 9 anos, que mora com os pais na Inglaterra, tinha essa opinião.

Acontece que as coisas mudaram quando, em março de 2021, Sapphire estava segurando seu hamster chamado Blue, e ele lhe deu uma mordida no dedo anelar.

Ao reclamar para a mãe, Lucie, de 31 anos, a menina recebeu antibióticos.

“Eu dei antibióticos a ela e presumi que iria sarar. Você ouve falar de feridas infectadas por mordidas de cachorro ou gato, não por um hamster”, disse Lucie, em entrevista.

Publicidade

Acontece que a medicação não surtiu efeito. O dedo foi inchando e a infecção foi se espalhando pelo braço direito da menina, que foi levada ao pronto-socorro.

“Eu pude ver uma erupção cutânea preocupante se espalhando pelo braço e imediatamente soube que tínhamos que levá-la ao pronto-socorro. Os médicos colocaram um soro intravenoso assim que chegamos ao hospital, pois sua frequência cardíaca estava muito rápida. A pobrezinha foi colocada no isolamento de Covid no início porque sua temperatura estava muito alta, mas, felizmente, ela deu negativo”, relatou Lucie.

Sapphire precisou passar por uma cirurgia, com anestesia geral, para limpeza e desinfeção do seu ferimento, mas passa bem. A mãe agiu no último momento, pois a infecção poderia ter chegado ao coração da menina e ela poderia ter morrido.

Quanto ao hamster, foi doado para familiares, que receberam uma orientação: “Dissemos a eles para usar luvas de boxe ao manuseá-lo”, brincou Lucie.

Publicidade

Mordida de hamster é sempre perigosa?

O sistema de saúde britânico informou que casos como esse são raros, mas quando ocorrem, devem ser levados ao hospital com urgência. De modo geral, a mordida de um hamster não apresenta risco à saúde, apesar de ser dolorida. Se for superficial e você desinfetar bem o local, vai curar.

No entanto, é preciso ter certeza de que o hamster foi vacinado, que veio de um local de confiança e de que a gaiola dele está sempre bem limpa. Se essas condições forem duvidosas, existe o risco de o animal estar infectado e acabar infectando o dono, como aconteceu com Sapphire.

Então, se a mordida do hamster não melhorar logo no dia seguinte, é importante ir ao hospital antes que a infecção se espalhe e torne um risco para a vida.

Publicidade

Como evitar que o hamster morda?

Crédito: Freepik

O hamster é um animal pequeno e fofinho, e por isso muitas pessoas pensam que podem ficar pegando eles no colo a todo momento e apertando. Mas ele pode se incomodar.

Além disso, os hamsters se guiam principalmente pelo olfato, então, caso não se sinta seguro na sua mão ou sinta cheiro de comida na sua mão, poderá morder.

Quando o hamster chegar na sua casa, ele terá que se habituar com o ambiente, especialmente com os cheiros. Adote uma rotina de cuidados com ele. Fique perto da gaiola sem pegá-lo no colo na primeira semana para ele se acostumar com seu cheiro.

Publicidade

Quando começar a pegá-lo, mantenha suas mãos sempre limpas e com o mesmo cheiro, de preferência bem neutro, para que ele se acostume.

Não deixe todas as pessoas tocarem nele. Você precisa criar uma relação de confiança com ele para evitar as mordidas.

Outra dica é evitar pegar o hamster na mão quando ele estiver no período de reprodução, quando estiver sonolento ou se alimentando, e quando outros animais estiverem no ambiente, pois ele poderá se sentir ameaçado e morder. Respeite o espaço dele.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM