Kim Phuc era uma menina de 9 anos quando aconteceu a guerra de Vietnã. Uma criança como tantas outras que viveu de perto um conflito que não era seu e de onde saiu marcada.
Ela é a protagonista de uma fotografia tirada por Huynh Cong Ut, da agência Associated Press. Na imagem a garota aparece toda nua, fugindo de sua aldeia, que estava sendo bombardeada pelos Estados Unidos, numa guerra que parecia não mais ter fim.
A vietnamita ficou com 55% do corpo queimado nos bombardeamentos, passou 14 meses no hospital, foi submetida a diversas cirurgias e a dor daquelas queimaduras permaneceu ao longo dos anos. Recentemente a fotografia de Kim se envolveu em uma polêmica no Facebook, onde as políticas da rede social em questão removeram a famosa foto do perfil de um usuário, pelo fato de Kim estar nua. Essa foto mostra terror de uma guerra para uma criança, e é uma das fotos mais chocantes da história moderna.
Atualmente, Kim é embaixadora da UNESCO e preside à Kim Foundation, organização que pretende ajudar crianças que sofreram ferimentos em confrontos armados.
Assista o emocionante vídeo da corrida desesperada de Kim, ao ver os horrores da guerra na sua aldeia.