Quem tem criança pequena em casa sabe que precisa estar de olho o tempo todo, pois eles aprontam muita coisa em poucos minutos. É importante também manter algumas coisas longe do alcance dos pequenos, como produtos químicos, elétricos e supercola.
Quem aprendeu isso da forma que não queria foram os familiares de uma menina de 2 anos residentes em Ceilândia, no Distrito Federal. A pequena estava brincando e pegou um tubo de supercola escondido da mãe, aplicando na mão e no olho direito.
De acordo com a madrinha da criança, o acidente doméstico aconteceu no dia 16 de junho e a menina só foi atendida para realizar o procedimento de remoção da cola de seu olho 5 dias depois, no Hospital de Base de Brasília.
Veja também: 5 Dicas para prevenir acidentes domésticos
A família precisou divulgar o caso para receber atendimento hospitalar
“Ela estava brincando e pegou essa cola escondida da mãe. Não sabemos ao certo o que aconteceu. Se passou direto no olho ou se assustou ao ver a mão e passou no rosto”, disse a madrinha ao UOL.
Ainda de acordo com a madrinha, eles levaram a menina em diferentes unidades de saúde por cinco vezes, mas não receberam o atendimento necessário.
Eles precisaram divulgar o caso nas redes sociais e na imprensa para pressionar o hospital a realizar o atendimento, após darem diferentes justificativas para não operar o olho da criança.
Agora, finalmente a criança foi atendida e todos estão aliviados por não ter ocorrido qualquer lesão na visão da pequena.
“Você não faz ideia do alívio com a cirurgia, porque desde quinta-feira a gente não relaxa momento algum. Estávamos muito preocupados, porque imaginar perder a visão com 2 anos era algo que nem consigo descrever”, ressaltou a madrinha.
Aproveite e veja: 7 problemas de visão que podem ser tratados com cirurgia
O que fazer em caso de acidente com supercola?
Tão importante quanto manter todos os objetos perigosos longe do alcance das crianças é saber como agir em caso de um acidente com supercola.
Em primeiro lugar é importante ler o rótulo do produto, pois o fabricante sempre indica o que fazer em caso de contato direto com a pele ou outras partes mais sensíveis com mucosa, como boca e olhos.
De modo geral, recomenda-se aplicar água morna com sabão neutro na região por uns 10 minutos, depois tentar remover a cola aos poucos, devagar, usando as pontas dos dedos ou uma lixa de unha (caso a cola já esteja seca).
Para separar a cola da pele também pode ajudar usar óleo, margarina e hidratante. Para desgrudar dos dedos, o sal pode ser útil, fazendo uma esfoliação.
No caso dessa criança, que colou o olho, o mais indicado é fazer o que a família fez: levar ao pronto-socorro. O caso dela estaria resolvido em poucas horas, se tivesse recebido o atendimento adequado imediatamente.
Veja também: Crianças comem doce de maconha na escola e vão parar no hospital
Fonte: UOL Notícias