Os perigos de obter uma bactéria estão em todos os lugares. Ela está em você, no ar, na água e em tudo a sua volta. No Reino Unido, uma menina de 4 anos pegou uma bactéria em seu pé enquanto fazia compras com sua mãe. A menina desenvolveu sepse depois de experimentar sapatos sem meias.
A história de Sienna
Sienna é uma menina de 4 anos de idade que vive no Reino Unido e foi contaminada por uma bactéria durante um passeio com sua mãe, Jodie. Ela desenvolveu uma infecção chamada sepse, que pode até levar à morte.
Jodie publicou, em suas redes sociais, fotos de sua filha com o pé infeccionado em uma cama de hospital e fez um alerta aos outros pais sobre o caso de sua filha. Ela acredita que a menina tenha sido contaminada pela prova de sapatos em uma loja e diz que se sente culpada por não ter colocado uma meia nos pés da criança na hora de experimentá-los.
A infecção de Sienna, que começou em seu dedo mindinho do pé direito, no dia seguinte já tinha se espalhado pela perna inteira. Já no hospital, a equipe médica fez uma drenagem do pus que estava em toda a extensão da perna direita. A menina teve de tomar antibióticos para tratar da infecção e, alguns dias depois, recebeu alta médica.
A recomendação dos especialistas é que sempre que você experimente sapatos, use meias. Mesmo que não pretenda usar o calçado com as meias, utilize-as quando for experimentar. Se não estiver usando as suas, solicite à loja meias higiênicas descartáveis.
Cuidados ao experimentar sapatos
Ao fazer compras, dificilmente você pensa sobre fungos e bactérias que podem ter sido deixados nas roupas e calçados. Quando você vai experimentar sapatos, a melhor forma de se proteger é usando meias.
Muitas lojas têm esta política obrigatória, que serve como precaução no caso de alguém ter um fungo ativo ou outro problema que se transmite facilmente. A meia não é a maior proteção possível, mas com certeza vai ajudar a evitar.
Veja também: doenças causadas por bactérias consideradas perigosas.
O que é sepse e quais as causas
Sepse, também conhecida como infecção generalizada, é uma condição emergencial de saúde que pode causar a morte. Ela acontece quando um quadro de infecção é agravado, fazendo com que o organismo não consiga controlá-lo. A infecção pode afetar todo sistema imunológico e dificultar o funcionamento dos órgãos.
Quando o organismo identifica a sepse, provoca mudanças na temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração. As formas mais graves de sepse também podem causar uma disfunção de órgãos.
É comum o aparecimento da doença em pacientes que fazem quimioterapia, estão com o estado de saúde geral comprometido, como os pacientes de UTI, que tem feridas ou lesões, como queimaduras ou que estejam utilizando dispositivos invasivos, tais como cateteres intravenosos ou tubos respiratórios.